Quem Somos

Jornal das Gerais é um veículo de comunicação fundado em Ipuiuna no ano de 2009. Desde o seu início se preocupa em oferecer informação com qualidade e credibilidade. Esse é o seu lema. Numa sociedade onde todos são multiplicadores da notícia, o diferencial do Jornal das Gerais é a credibilidade. Informamos com qualidade e seriedade tudo o que é notícia na região. Região que abrange não só a sua sede, Ipuiuna, como também as cidades de todo o sul de Minas.

Saiba mais sobre o Jornal das Gerais: 

O Jornal das Gerais foi fundado em abril de 2009, fruto de um sonho de criança, da jornalista Elaine Oliveira.
Desde pequena, ela sempre quis ser jornalista e, depois que se formou, em 2002, na UNIVÁS, passou um longo período procurando uma oportunidade, aqui mesmo no Sul de Minas. Não encontrando, decidiu criar o próprio veículo. Com muitas dificuldades, claro, como todo início de trabalho, utilizando maquinas emprestadas, com quase nenhum recurso, mas, com muita determinação.

Assim, em abril, lançou sua primeira edição impressa, toda em preto e branco, ainda com o nome de “Jornal de Ipuiuna”, pois pretendia ser somente um jornal da cidade onde reside até hoje. Todo em preto e branco, o jornal ainda tinha o formato tabloide, que é aquele menor, utilizado em encartes e edições especiais, nos grandes centros. Tinha na sua logo uma lavoura de batata, que é marca registrada da cidade em questão.

Felizmente, a aceitação do Jornal foi grande e começaram a surgir convites, interesse de outras cidades, por também terem a circulação do Jornal. De tal modo que, seis meses depois, o Jornal de Ipuiuna passou a se chamar “Jornal das Gerais” para poder aumentar sua circulação, passando a abranger também a cidade de Santa Rita de Caldas, depois Senador José Bento, Congonhal e Caldas. No início de 2021, o Jornal das Gerais ampliou sua circulação para outros municípios que compõem a região do Rio Pardo, devido à prestação de serviços à Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo, conhecida como AMARP: Andradas, Bandeira do Sul, Campestre, Divisa Nova, Ibitiúra de Minas, Poços de Caldas e Pouso Alegre e Ouro Fino. Nestes municípios, ainda se estruturando.

O Jornal das Gerais deixou de ser tabloide e passou a ser feito no formato Blinder (que é o atual modelo, com 25,5 cm de largura x 38,0 cm de altura). E é todo colorido, desde 2011. Já foi standard, que é o maior tamanho de jornal, como Estadão e Folha, mas não teve a identificação com o público de cidades interioranas que têm dificuldades em manusear esse tipo de publicação. Ele foi quinzenal por cerca de 3 anos, mas, com a pandemia, e todo o contexto econômico desencadeado por tal acontecimento, teve que voltar a ser mensal.

Em 2012 também lançou sua página no facebook, o que popularizou bastante a publicação, com a disponibilização de fotos dos eventos que cobria para o público. E, para poder atualizar as notícias da região diariamente, suprindo a lacuna deixada pelo jornal impresso distribuído gratuitamente nas cidades, uma única vez por mês, criou também o seu site.

O contexto da pandemia também trouxe fatos positivos: e em virtude da impossibilidade do contato presencial com os entrevistados, passamos a utilizar de plataformas que garantissem as entrevistas via internet, e, com isso, fomos ganhando mais segurança para implantar o jornal online que hoje é bastante assistido, todas as segundas, quartas e sextas-feiras em nossos canais digitais como youtbe e face. Esse último com mais de 30 mil seguidores.
Nesse segmento, o Jornal das Gerais orgulha-se, inclusive, de ter promovido na maioria das cidades da região, o primeiro debate virtual entre candidatos aos cargos de chefes do executivo na eleição de 2020, contribuindo para a democracia e a formação de uma consciência política-cidadã nestas comunidades. Nunca antes esse tipo de iniciativa havia sido realizada em municípios como Ipuiuna, Congonhal e Santa Rita de Caldas, por exemplo. E tiveram bastante êxito nisso, pois os debates foram um grande sucesso, comprovado pela audiência maciça em suas realizações.

Atualmente, é feito pela jornalista e editora Elaine Oliveira, com a contribuição da filha Evelyn Oliveira, que é jovem aprendiz na empresa, mas, de maneira mais despretensiosa, atenta às novas mídias, como uma oportunidade para o futuro, e para atualização necessária e constante do Jornal. Já teve com a colaboração de repórteres de outras cidades e colaboradores.

Na distribuição, conta com duas jovens freeelas que, juntamente com os demais membros da família e do Jornal, distribuem o Jornal em pontos estratégicos dos municípios como nos principais comércios, escolas, bibliotecas, lotéricas, prefeituras, câmaras e demais pontos mais frequentados das cidades.

Enfim, Jornal das Gerais é mantido com os espaços publicitários, vendidos à empresas e prestadores de serviços, e publicações institucionais, de prefeitura e câmaras.  E hoje é presença constante na formação da opinião pública regional. Sempre com o lema de ser feito com qualidade e credibilidade, algo que orienta nossa linha editorial e nosso ideal de fazer jornalismo com seriedade.

Seja bem-vindo(a) ao Jornal das Gerais.