Na tarde dessa segunda-feira, 24/08, a secretaria de Saúde de Ipuiuna, (MG), divulgou em seu boletim epidemiológico que um paciente que tinha tido Coronavírus em março voltou a se reinfectar com a doença
Na tarde dessa segunda-feira, 24/08, a secretaria de Saúde de Ipuiuna, (MG), divulgou em seu boletim epidemiológico que um paciente que tinha tido Coronavírus em março voltou a se reinfectar com a doença. Se essa informação for verdadeira, a pequena cidade do sul de Minas entra para a história ao registrar em seu território o 2º caso de reinfecção por Coronavírus no mundo. Coincidentemente, o primeiro caso de reinfecção também foi registrado nessa segunda-feira, em Hong Kong. Só que lá, a afirmação ocorreu depois de intensa pesquisa dos cientistas orientais e foi validada e publicada no “Clinical Infectious Diseases”, da editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Segundo o gestor de Saúde de Ipuiuna, Christiano Fonseca, “não é possível afirmar que é um quadro de reinfecção sem realizar testes moleculares que provam que a variedade do coronavírus da suposta segunda infecção seja diferente. Em se tratando da mesma variante genética e estrutural, é necessário averiguar se a paciente em questão não teve uma imunodeficiência leve que ocasionou a permanência do vírus em seu organismo, de forma indolente”, disse Christiano.
Mas, ainda de acordo com o gestor, o caso, segundo recomendações do ministério da Saúde, precisa ser notificado. “O caso de reinfecção relatado em Hong-Kong foi amplamente estudado, mediante realização de testes que, inclusive, não se tem acesso no Brasil, antes de anunciar o fato. Afirmar que o caso em nossa cidade é a segunda ocorrência deste fenômeno sem a realização de tais testes não é seguro e tampouco recomendável, já que não temos respaldo científico para tal. Ainda assim, somos obrigados a relatar no boletim diário o caso em questão, seguindo as recomendações do ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, afirmou ele.
De acordo com o gestor, o suposto caso de reinfecção em Ipuiuna, como relatado pelo órgão municipal, ocorreu em uma paciente que testou positivo para o Coronavírus em março e agora foi submetida a testes que concluíram que ela está, de novo, com a doença.
Agora, certamente, a comunidade científica terá que validar este caso, com pesquisas mais completas e aprofundadas.