Em solenidade pelo Dia do Ministério Público, Agostinho Patrus Filho recebe a mais alta honraria concedida pela instituição
Enquanto ocorrem muitas crises políticas em estados brasileiros, com afastamento de governadores, vices, e em que presidentes de Assembleias são investigados, em Minas Gerais, pelo menos, a harmonia entre poder legislativo e Ministério Público ficou evidente. Isso porque no dia do Ministério Público, na última sexta-feira, 11/09, o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais- ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), foi condecorado com o Grande Colar do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Essa é a maior honraria concedida pelo MPMG. Agostinho Patrus foi, ainda, o orador oficial da cerimônia.
Essa solenidade teve presença reduzida de convidados, em respeito às normas de distanciamento social. As demais autoridades que compareceram à cerimônia enfatizaram a “liderança nata” e a “gestão eficiente” de Agostinho Patrus na presidência do Legislativo mineiro.
“Agostinho Patrus conduz o Legislativo com liderança nata e equilíbrio – virtudes que lhe são próprias e que advieram por herança de seu pai, o saudoso Agostinho Patrús, igualmente homenageado pelo MP”, disse o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, ao recordar que a mesma honraria havia sido concedida ao ex-deputado Agostinho Patrús (pai) em 1995.
“O presidente Agostinho tem demonstrado, em diversas ocasiões, profundo respeito ao MP na defesa comum dos interesses maiores da população mineira. É com muito orgulho que a instituição promove, em um dia tão especial, essa justa homenagem”, completou Antônio Sérgio Tonet, que foi quem entregou ao presidente da ALMG o Grande Colar do MPMG.
Também presente à solenidade, o governador Romeu Zema destacou os “trabalhos relevantes” realizados pela Assembleia de Minas sob a gestão de Agostinho Patrus. Ainda segundo o governador, a liderança do deputado tem sido fundamental na “atuação conjunta entre os Poderes do Estado, sobretudo no enfrentamento às crises financeira e de saúde pública”.
Quem também reconheceu a gestão de Agostinho Patrus foi o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, que, remotamente, por vídeo, cumprimentou o MPMG “pela homenagem ao amigo, Agostinho Patrus, que merece (a condecoração). É um grande presidente, um grande deputado”.
Acesso à cidadania
Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG agradeceu ao MPMG pela homenagem. Agostinho Patrus destacou, ainda, que o Legislativo e o Ministério Público “atuam juntos na defesa permanente da sociedade”. São duas Casas que não se dobram ao peso do dever de defender os valores democráticos e garantir acesso pleno à cidadania e aos direitos fundamentais.
“Na condição de presidente da ALMG e diante de um dos maiores desafios da nossa história, no momento em que os gestores públicos são desafiados diuturnamente, o reconhecimento ao trabalho institucional reforça o compromisso, perante a população, de presidir um Parlamento eficiente, participativo e plural, atento aos que mais necessitam de representatividade”, completou.
A Medalha do Mérito do Ministério Público se destina a agraciar pessoas e instituições que, por seus méritos e serviços prestados à cultura jurídica, contribuíram com o desenvolvimento de Minas Gerais. A solenidade realizada nessa sexta-feira marcou, também, os 70 anos da edição da Lei Estadual que definiu a atuação institucional do Ministério Público de Minas Gerais.
Com informações da Assessoria de Agostinho Patrus
Foto: Guilherme Bergamini / ALMG
Veja ainda: