Onda de golpes pelo WhatsApp se espalha pela região

0
A imagem mostra a mensagem enviada a uma de nossas colaboradoras por um "suposto anunciante" que, na verdade, é um farsante que clonou o WhatsApp da vitima.

Dezenas de pessoas registram “pedidos de dinheiro em seus nomes” por aplicativo de mensagens clonado

 

Dezenas de pessoas das cidades de Ipuiuna e de Congonhal vêm registrando nos últimos dias golpes aplicados com o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp instalado em seus celulares.

Tudo começa com uma mensagem na qual um farsante, se passando por uma pessoa que pertence aos contatos do celular, e que clonou a conta dessa pessoa, pede dinheiro para fazer um pagamento, seja por que tenha excedido o limite, ou porque está numa área onde o aplicativo não conecta. As justificativas são criativas e, muitas, até parecem estranhas quando são originadas de contatos mais distantes da sua lista de amigos.

Porém, quando esses “pedidos” vêm de amigos próximos, ou pessoas da família, a tendência, infelizmente, é de que a vítima acabe caindo no golpe e transferindo o dinheiro solicitado para a conta informada pelos criminosos. Algo que aconteceu em Ipuiuna, por exemplo, quando uma professora acabou transferindo dinheiro para uma colega de trabalho que, na verdade, era mais um farsante do outro lado da linha. Até nós aqui do Jornal também recebemos as tais mensagens de um anunciante que foi imediatamente até a delegacia de Polícia registrar queixa. Ele foi avisado por pessoas próximas de que o número dele já havia mandado centenas de mensagens pedindo dinheiro.

Por isso, fica a dica para que você cheque a informação antes de se decidir por “ajudar” alguém em apuros. Já que, dificilmente, quem foi vítima deste esquema consegue reaver o dinheiro roubado. Isso sem falar do acesso de hackers a todos os dados do usuário como senhas, fotos e outras informações sigilosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui