Numa cerimônia bastante restrita, devido à pandemia, com somente um convidado por eleito, tomaram posse nesse primeiro de janeiro, em Congonhal, logo nas primeiras horas da manhã, as autoridades do legislativo e executivo municipais da gestão 2021-2024.
A posse foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no youtube e pelo facebook do Jornal das Gerais e dirigida pelo vereador mais votado nas eleições, César da Nazaré (DEM).
A cerimônia foi marcada por um clima de alegria dos empossados, e de tristeza e respeito pelo falecimento do vereador eleito, Reginaldo Coutinho (Republicanos), devido à complicações do COVID-19, no dia anterior. Ele foi o terceiro vereador mais votado nas eleições 2020. O presidente da sessão disse que os trâmites para convocação do suplente imediato seriam realizados pelos próximos dias.
Logo após a posse dos oito membros presentes do legislativo que compõem a Câmara nesta legislatura, foi realizada a eleição da nova mesa diretora para o ano de 2021, (com a aprovação do novo regimento interno da Câmara, em 2020, o mandato voltou a ser de um ano) que contou com somente uma chapa aprovada por unanimidade. Foram aprovados os nomes do vereador César para a presidência da Câmara, auxiliado pelo vice Lucas Santinho (DEM) e tendo como primeira secretária a vereadora Hellen Coutinho (DEM).
Posse de Moisés e Brizola, novos prefeito e vice
Após uma pausa, foi realizada também a posse do prefeito e vice, Moisés da Autopeças e Brizola, respectivamente (Republicanos). Ambos fizeram seus juramentos e reafirmaram seus propósitos de trabalharem em prol do município, destacando sempre seus lemas de campanha de unirem a cidade, sem rivalidades políticas.
Um grupo de apoiadores aguardava os recém empossados do lado de fora da Câmara que os acompanharam até a prefeitura, onde ocorreu uma transmissão simbólica de poder entre o agora ex-prefeito Junior e vice Maurão, com entrega das “chaves” da prefeitura para Moisés e Brizola.
Em sua primeira entrevista como prefeito empossado, o prefeito Moisés disse ao Jornal das Gerais, ao vivo, que quer um mandato participativo e aberto à população. “É uma alegria muito grande estar prefeito dessa cidade hoje, e a gente quer a participação da população de Congonhal nesse mandato, com o povo e ao lado do povo. Nós estamos assumindo um mandato que, sabemos, será muito difícil, mas eu e o Brizola estamos dispostos a fazer o melhor pela nossa cidade”. O vice Brizola também reafirmou seus propósitos políticos. “Desde que fui eleito, ainda como vereador, sempre disse que trabalharia com muito respeito e determinação pela nossa cidade. Sem partidarismo, estou sempre do lado da nossa população”, disse bastante emocionado.