Prefeitos da região de Poços decidem não fechar o comércio

0
A opinião deles é que o comércio não seria o maior responsável pela contaminação, e que não se poderia sacrificar ainda mais os comerciantes que já estão lidando com a crise, e com o impacto da pandemia, há quase um ano

Os prefeitos de municípios da região de Poços de Caldas se reuniram na manhã desse sábado, 16/01, no Caldas Tênis Clube, para deliberarem sobre o fechamento, ou não, dos comércios, dentre outros assuntos ligados ao combate ao Covid-19.

Pelo menos por enquanto, os prefeitos de Caldas, que promoveu a reunião, Ailton Goulart (MDB), a de Andradas, Margot Pioli (Cidadania), o prefeito de Ibitiura de Minas, Alexandre Borges (PROS), de Santa Rita de Caldas, Emílio Torriani (PSD) e o de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB) decidiram por não fecharem os comércios ditos não essenciais de suas cidades.

A opinião deles é que não se poderia sacrificar ainda mais os comerciantes que já estão lidando com a crise, e com o impacto da pandemia, há quase um ano.

Todos os prefeitos, acompanhados de seus respectivos secretários ou secretárias de saúde, se basearam nos números e perfis recentes da contaminação que mostram, segundo afirmado por eles, que a contaminação tem se dado em família, principalmente, após as festividades de fim de ano.

O prefeito de Poços de Caldas usou como justificativa para não considerar o fechamento do comércio o fato de não ter havido mudança significativa no número de infecções pelo Covid no município, segundo ele, depois que o comércio daquela cidade foi reaberto, 40 dias depois de um lockdown realizado no ano passado.

A prova, segundo os gestores, de que as confraternizações são as grandes vilãs deste momento da pandemia é que os casos de contaminação estão sendo registrados de 5, 6 de uma vez, mostrando que foram adquiridos em função da convivência entre primos, tios, enfim, parentes mais longínquos. Algo que é comum no final de ano. e não somente entre os membros nucleares, (pai, mãe, filhos que vivem na mesma casa).

Ocupação de UTIS na região

Sobre o índice de ocupação de UTI’s na regional de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo afirmou estar em 43%. Mas, que, se nas demais microrregionais vier a faltar leitos, que os mesmo de Poços podem ser solicitados. E eles querem prever o colapso desta região, a exemplo do que aconteceu em Pouso Alegre, conforme informado pelo prefeito Rafael Simões em suas mídias sociais, na noite de ontem, 15/01.

Clique no link abaixo e veja, na íntegra, o anúncio do prefeito de Pouso Alegre.

https://youtu.be/1CKpa0ZE9ts

Medidas padronizadas em todos os municípios

No encerramento da reunião, os prefeitos decidiram por trocar informações no ato do estabelecimento de seus protocolos de prevenção, mantendo uma regionalização de protocolos a serem seguidos, para que todos os municípios tenham padrões semelhantes no combate ao Coronavírus, causando uma facilidade para os cidadãos se adequarem, portanto, aos mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui