Sistema híbrido será adotado. Creches, inclusive, devem voltar a funcionar em 08/02
A prefeitura de Caldas divulgou no fim da manhã de hoje, 03/02, que a partir da próxima segunda-feira, 08/02, as aulas presenciais na rede municipal de ensino serão retomadas gradualmente. Assim como as aulas, o documento também prevê a retomada das atividades de creches municipais e conveniadas.
Essa medida, tomada pelas autoridades e membros do comitê de enfrentamento ao Covid-19, foi oficializada através do Decreto de número 1.641 e, segundo a justificativa do documento, foi tomada levando em consideração “os danos causados às crianças e jovens com o longo período de suspensão das atividades presenciais”, devido à pandemia gerada pelo novo Coronavírus.
Junto ao decreto, o município também veiculou um guia das normas sanitárias que serão praticadas e obedecidas, segundo as autoridades caldenses, no retorno das aulas pelo sistema híbrido, que é aquele onde haverá a junção de aulas presenciais e remotas.
Inicialmente, está previsto o retorno das aulas presenciais para alunos com 4 meses até os de 3 anos e 11 meses. Os demais, (outras faixas etárias), vão retornando gradativamente, até que a estrutura municipal comporte a aula presencial, com os novos protocolos de segurança.
Obrigatoriedade da adoção do sistema híbrido
Segundo o Decreto, “não há obrigatoriedade para os pais enviarem seus filhos à escola”. Aqueles que não desejarem, não precisam fazê-lo, devendo retirar os materiais nas escolas, para que os estudantes continuem tendo suas aulas de maneira remota, como foi feito durante grande parte do ano passado.
Ainda de acordo com a legislação municipal, as crianças a partir de dois anos já serão orientadas a usar máscaras nas dependências da escola, assim como todos os profissionais da área, esses obrigatoriamente, além de interdição de esguichos da água, em bebedouros, e adoção de copos e garrafinhas de água individuais. Veja o documento na íntegra, nas imagens ou no link abaixo:
Traremos, em breve, uma entrevista com os gestores do município para mais esclarecimentos sobre esta medida.