Depois de uma semana com recorde no número de contaminação (192 novos casos em 7 dias), a Secretaria de Saúde de Ipuiuna, juntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, decidiu por fechar, a partir desse sábado, por 7 dias, os bares e lanchonetes do município.
Segundo declaração do prefeito Elder Oliva, em vídeo publicado no início dessa tarde, “por enquanto, serão só os bares e lanchonetes que serão fechados”, porque, segundo o chefe do executivo, são estes os locais alvos do maior número de denúncias de aglomerações e desrespeito às normas sanitárias atuais, diante do novo Coronavírus. Os demais comércios, segundo o decreto nº 14/2021, publicado nessa manhã, devem continuar trabalhando, com obediências às normas.
A medida de maior rigidez no combate ao Coronavírus foi tomada depois que o município figurou entre os 10 do sul de Minas com maior contaminação durante essa semana, ficando à frente, neste triste ranking, de municípios bem mais populosos. Foram 192 novos casos de Covid nos últimos 7 dias em Ipuiuna. Durante o ano de 2021, de março à dezembro, o município teve 173 casos de coronavírus. De janeiro até ontem, 384 novos casos foram registrados. No total, Ipuiuna já tem 557 casos confirmados de Covid-19.
Apesar da não obrigatoriedade de fechamento, ainda, pelo poder público local, muitas lojistas e comerciantes do município estão decidindo, por conta própria, fecharem seus estabelecimentos, ou atenderem somente por delivery, até que os números baixem.
Ipuiuna tem referência em saúde nos hospitais de Pouso Alegre e em Itajubá, locais onde os níveis de ocupação de leitos de UTI, reservados para o tratamento de Covid, também beiram o colapso. Outros, como o caso de Alfenas, já informaram durante a semana que não estão podendo mais receber nenhum paciente, e sem previsão de alta, por enquanto, pois atingiram os 100% de ocupação dos leitos, ou porcentagens muito próximas a esta.