Caldas adota novo protocolo no atendimento à Covid

0

O Secretário de Saúde de Caldas anunciou nesta manhã (15/04) em um vídeo nas redes sociais da prefeitura que o município adotará um novo protocolo no atendimento à Covid no município.

Em seguida, Christiano Fonseca concedeu uma entrevista ao vivo, ao Jornal das Gerais, explicando que, a partir de agora, todo cidadão que tiver qualquer sintoma gripal e respiratório, facilmente confundido com os de Covid, deverá procurar os atendimentos de saúde das 7 às 11 h da manhã. Isso para não haver o contato entre pacientes de outras patologias com os possivelmente infectados pela Covid.

Além disso, a opção para os médicos adotarem o chamado “tratamento precoce” estará disponível. Este tratamento inclui a cloroquina, além de outros medicamentos envoltos em bastante polêmica, desde o início da pandemia, quanto à eficácia dos mesmos, ou ainda, sob o risco de efeitos colaterais graves. É o tratamento defendido, dentre outros, pelo presidente Jair Bolsonaro.

O Secretário de Saúde diz que o objetivo não é politizar a discussão e, sim, dar a opção da livre conduta dos profissionais de saúde já que, muitos, já optavam por essa linha de tratamento, mesmo antes dessa oficialização.

Tratamento precoce

“A gente trabalha com uma diversidade muito grande de profissionais. Alguns entendem que o tratamento precoce deva ser utilizado, outros não. Então, devemos ressaltar que o protocolo que está em nosso plano de contingência foi extraído do site do ministério da Saúde, mas ele não traz uma obrigatoriedade de ser implantado pelos profissionais. O que deve ser analisado é o histórico de cada paciente. Tem paciente que tem problema hepático e não pode utilizar certos medicamentos. Outros com uma pré-disposição renal também não pode com outra medicação. Então, o protocolo não é uma imposição. O médico que terá o livre arbítrio de utilizá-lo ou não.

Nosso intuito não é político. Nosso intuito é trazer mais um apoio aos profissionais da rede. E não é porque colocou no papel agora é que vai se começar a usar a cloroquina pois alguns médicos da rede já o adotavam e já o disponibilizava aos seus pacientes”, afirmou o gestor de Saúde.

O pronunciamento do presidente do Conselho Federal de Medicina, na semana passada, falando sobre a necessidade de fazer valer o livre arbítrio do profissional de saúde sobre adotar ou não o tratamento precoce da Covid foi também parte importante, segundo Christiano, na decisão de disponibilizar o protocolo para o município de Caldas. “É imprescindível a consulta médica para que o médico trace a conduta adequada para o paciente”, diz.

Sobre a possibilidade de haver divergência entre a adoção do tratamento precoce, ou não, entre paciente e médicos, o secretário diz confiar no conhecimento da equipe técnica. “Eu acredito que isso não ocorra uma vez que o médico receita, ele prescreve, e nunca em forma de imposição, como para as mais diversas patologias. Quando eu (paciente) não estou de acordo com a conduta do profissional, eu procuro uma outra opinião, assim como em outros casos”, disse o Secretário.

 

Dia a dia dos pacientes caldenses:

“A gente diagnosticou uma fragilidade em alguns pontos do serviço. Por exemplo: pra gente dar um melhor atendimento à população, a gente separou os atendimentos de Covid, dos de outras patologias. Outra fragilidade identificada em nosso sistema era a questão do laboratório, aonde os pacientes que estavam suspeitos e monitorados se deslocavam para poder fazer a testagem. A gente filtrou isso também e colocou uma profissional específica para fazer a coleta do teste de Covid que passa a ser feito no próprio domicilio do paciente. Isso pra que os pacientes suspeitos não tenham que transitar no município”, explicou Christiano.

Ainda de acordo com o secretário, as campanhas de vacinação também serão realizadas somente aos sábados para evitar esse contato entre pessoas que estejam procurando o serviço para outras especialidades. “Todas essas ações foram voltadas para que a gente blinde a população o máximo possível e consigamos diminuir a contaminação no município”.

 

 

Prestação de serviço:

Segundo o novo protocolo, os cidadãos que pretenderem obter atendimento, e que estão com sintomas gripais, devem procurar as unidades de saúde aos quais estão ligadas (ESFs) das 7 às 11 horas da manhã.

Para demais casos, os caldenses podem procurar atendimento a partir do meio dia até as 16 horas.

E as campanhas de vacinação estão previstas para ocorrerem somente aos sábados, a não ser o calendário previsto para esta semana, que se mantém, mesmo não sendo no sábado, e já tinha sido anunciado anteriormente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui