Ipuiuna conta com um Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal desde o dia 05 de abril. A inauguração oficial foi no dia 30 de março, de maneira online, e reuniu o Superintendente Adjunto da Receita Federal em Minas Gerais, auditor fiscal Guilherme Diogo, o Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor Michel Lopes Teodoro, o prefeito de Ipuiuna Elder Oliva, além de outras autoridades.
Os pontos de atendimento virtual são uma iniciativa da Receita Federal em conjunto com as prefeituras municipais que têm por objetivo aumentar a capacidade de atendimento local da Receita, disponibilizar nas prefeituras o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes, evitando assim que tenham que se deslocar até as agências e CAC da Receita em outros municípios.
O atendimento é realizado por um servidor da prefeitura que avaliará as solicitações, prestará orientações e, caso seja necessário, encaminhará os documentos por processo digital, para que a Receita conclua o atendimento.
Na região de Varginha, já estão em funcionamento 36 Pontos Virtuais de Atendimento, e 45 em todo o sul de Minas.
Os primeiros dias do posto em Ipuiuna foram de adaptação, mas, agora, “serviços como inscrição, alteração de dados, consulta à pendência fiscal, procuração RFB, cópias de processo, tudo isso, pode ser feito na cidade, pra atender a população”, como explicou a atendente do posto, a funcionária Patrícia Lameu, designada pela prefeitura de Ipuiuna para atuar no local.
Segundo o prefeito Elder Oliva, “a inauguração do posto virtual da Receita em Ipuiuna é de grande valia, principalmente, para pessoas que não tenham veículo, ou condições de irem até outros centros maiores, com mais facilidade e agilidade, ficando na própria cidade”.
Inicialmente, os serviços não precisam ser agendados. O Ponto de Atendimento Virtual da Receita, em Ipuiuna, está funcionando em frente à Igreja Assembleia de Deus, no segundo andar. No interfone, apertar o número 4 para ser atendido. E o telefone é o 3732-2534.