Medidas foram adotadas pela administração municipal depois do crescente número de casos de Covid-19 no município, mais uma vez!
O prefeito de Ipuiuna, e também presidente do Comitê Gestor contra a Covid-19, Elder Oliva emitiu um novo decreto na tarde dessa terça-feira, 25/05, onde retoma uma série de restrições mais sérias na tentativa de conter as contaminações pela Covid-19. O número de casos vem crescendo significativamente na última semana.
Antes do município passar novamente pelo cenário de horror que foi vivenciado em abril deste ano, a administração decidiu por restringir a circulação de pessoas após as 22h, e estabeleceu que todos os estabelecimentos comerciais também funcionem somente até esse horário. Os bares, lanchonetes e estabelecimentos no formato 24 horas (os distribuidores de bebidas) não poderão fornecer produtos para serem consumidos no local. E mesmo assim, só poderão fazê-lo até o horário das 22 horas.
Restaurantes, padarias, supermercados, lojas e demais comércios só poderão ter um público de até 30% de sua capacidade total. E recomenda-se ainda, a adoção do home office para todas as atividades administrativas que possam ser feitas neste formato, sem a necessidade do atendimento presencial.
Ficam proibidos, a partir deste documento, eventos, festas, comemorações, inaugurações presenciais, público ou privadas. O aluguel de salões bem como de chácaras bem como quaisquer outros locais usados para este tipo de confraternização, também está proibido.
Em caso de descumprimento, ainda segundo o decreto, serão responsabilizados tanto os responsáveis e/ou promotores dos eventos bem como os proprietários que alugaram os espaços para essa finalidade.
A ocupação de praças e espaços públicos que promovam a aglomeração também está proibida.
Além disso, todos os estabelecimentos devem continuar trabalhando obedecendo normas restritivas de distanciamento social (2 metros) e uso de máscara em todo o território de Ipuiuna, bem como a higienização das mãos, sempre que possível, e uso do álcool gel.
As multas previstas no decreto expedido hoje têm valor de R$ 1mil reais, e alvarás também podem ser cassados, em caso de descumprimento por estabelecimento comercial.
De acordo com o documento publicado hoje, o telefone para denúncia é o 99971-1584 e a vigência deste conjunto de regras tem a previsão inicial de 15 dias, podendo, a critério do comitê, ser prorrogada.
Números da Covid-19 no município, até o momento
Ipuiuna tem até o momento, 35 óbitos em função da Covid. O mais recente deles ocorreu na data de ontem (24/05). Outra preocupação também é com o número de casos ativos no município: 35. E outros 6 pacientes internados, sendo dois deles, inclusive, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devido à complicações causadas pelo vírus.