Transporte coletivo é afetado com a pandemia

0

Redução de passageiros afeta empresas do ramo. Com a crise no setor, prefeitos de cidades polo se reúnem em Pouso Alegre para discutir a pandemia da Covid-19 e ações emergenciais para segmento

 

Nesta quarta-feira (09), o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, recebeu os prefeitos Sérgio Azevedo, de Poços de Caldas, Christian Gonçalves, de Itajubá, Verdi Lúcio Melo, de Varginha, para discutir problemas comuns as respectivas cidades e, em especial, o atual momento da pandemia, assim como a crise no transporte coletivo, advinda da redução do número de usuários e a alta dos custos operacionais.

Durante a reunião, os prefeitos conversaram sobre o atual momento da pandemia, considerando, principalmente, a falta de profissionais qualificados para ampliação de novos leitos de UTI. Do mesmo modo, os prefeitos foram unânimes, segundo eles, “em razão da experiência adquirida nesses últimos 15 meses”, que a suspensão seletiva de algumas atividades, em especial o comércio e serviços, não resolve a questão da contaminação pelo vírus, mas agrava a crise econômica ora vivida, gerando o fechamento de pequenas e microempresas, com o consequente aumento do desemprego. O modo mais eficiente, segundo os gestores, de se combater a pandemia é a vacinação e a adoção pela sociedade das medidas sanitárias, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

A propósito, a chegada da pandemia impactou diretamente no serviço de transporte coletivo, que é de responsabilidade dos municípios e se desenvolve por concessão. Com a redução considerável do número de usuários e o alto dos custos operacionais, as empresas que prestam serviços aos municípios polo pressionam pelo aumento substancial das tarifas, sob pena de paralização das atividades. Entretanto, os prefeitos também foram unânimes no sentido de que o usuário não seja onerado com o aumento das tarifas. Nessa oportunidade, o Prefeito Sergio Azevedo, de Poços de Caldas, informou que já adotou, entre outras medidas, o sistema de subsidio para a empresa que faz o transporte coletivo urbano em sua cidade para manter o valor das passagens.

Ao final, os Prefeitos de Itajubá, Pouso Alegre e Varginha entenderam por bem convidar os empresários do transporte coletivo urbano para uma reunião e buscarem em conjunto uma solução que permita a continuidade dos serviços sem onerar os usuários.

Na foto, prefeitos de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Itajubá e Varginha discutem ações para tentar garantir o transporte coletivo, gravemente afetado em função da pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui