Juparana promove Sipatmin 2021- Semana dedicada à prevenção de acidentes no trabalho e valorização do trabalhador

0

Um dia de muita informação: e diversão!
Assim foi mais uma edição do Sipatmin, promovido pela empresa JuParaná, junto aos seus funcionários.
A Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho na Mineração promoveu muita informação aos colaboradores da empresa, com destaque à necessidade ao uso de EPI’s, dentre outras recomendações, como a necessidade de fazer exames preventivos, puxando o gancho do “novembro azul”, época em que a saúde masculina está no foco das atenções.
Além de palestras com médicos, psicólogos, terapeutas e especialistas em segurança no trabalho, a reunião dos colaboradores teve também muitos jogos, prêmios e uma comida deliciosa que aqueceu também os corações de todos os presentes.

 

Logo pela manhã, Ully  Melo Carvalho, consultora em segurança no trabalho, deu as boas-vindas aos presentes, em nome da empresa, falando da importância desse evento para a valorização dos funcionários. Hoje a Juparana mantém 63 funcionários em sua equipe da unidade de Santa Rita de Caldas.

Em seguida, Evandro Pereira- técnico da segurança no trabalho falou sobre ergonomia que é a capacidade do equilíbrio em todos os campos da vida: cognitiva, emocional, financeira. “Muitos trabalhos exigem muita carga cognitiva: São as metas, pressão no trabalho, atividades de concentração, atenção, risco de erro, acidente, memorização dentre outros. Tudo isso, acarreta em pressão aos funcionários”, disse, mostrando a necessidade de se buscar o equilíbrio para uma melhor qualidade de vida.

O Educador físico Cristiano Assis falou sobre processo: a busca constante pelo aperfeiçoamento. “Ter saúde, ser um funcionário e uma pessoa melhor são consequências de um processo”.  Cristiano usou o tema do evento de 2021: força, fé, ânimo, Deus como elementos que devem estar presentes, diariamente, como ferramentas para alcançar a produtividade mas, mais que isso: a felicidade. Ele ainda destacou a necessidade do planejamento.   “Água morna não serve pra fazer nada. Temos que sair da média”.

Já a motivação recebeu mais uma fortalecida com a palestra da Psicóloga Bruna L. Ambrósio que também abordou a motivação e sua relação com a experiência profissional. “Nós não somos um robô, mas podemos praticar isso com inteligência emocional. Autoconhecimento tem a ver com autocuidado. É possível que eu desempenhe bem meu trabalho se eu não estiver bem emocionalmente?”, questionou a especialista. Ela ainda continuou dando orientações também para os cargos de chefia e para os líderes. “Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E pessoas geram resultados”.

 

As doenças comuns aos homens, que compõem grande parte da equipe de colaboradores da empresa, também foram abordadas de maneira muito direta e objetiva com a Dra Ana Gabriela Clemente que reforçou as orientações sobre a necessidade dos exames precoces como forma de diminuir a incidência de casos graves e cuja cura fique mais distante.

A farmacêutica bioquímica Mariana falou sobre os riscos de acidentes em atividades como a mineração, baseada em ciclos de produtividade ou em momentos de recomposição do nosso organismo. “Pessoas concentradas estão mais propensas a evitarem acidentes”, resumiu a palestrante.

Finalizando, um momento emocionante para os presentes foi ver um vídeo feito com familiares de cada colaborador, reforçando que eles esperam em casa a volta de cada funcionário. Volta em segurança que só é possível com o uso dos equipamentos de proteção individual, os chamados EPI’s. “EPI é o nosso anjo da guarda”, disse Jucemar, técnico de segurança do trabalho da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui