Receosas diante do aumento no caso de infecções por Covid e por Influenza, a exemplo do que ocorreu em 2021, quando muitas ficaram superlotadas, algumas santas casas da região optaram por suspender, por tempo indeterminado as visitas a pacientes internados.
A Santa Casa de Andradas emitiu uma nota onde diz que o aumento pela procura no atendimento de síndromes gripais ou com sintomas de Covid mais que dobrou. Segundo a instituição, no fim de 2021, cerca de 141 atendimentos eram feitos diariamente no local. Agora nos primeiros dias de janeiro, este número saltou para 341. Diante disso, a casa resolveu suspender temporariamente as visitas aos internados, liberando somente um boletim médico ás 16 horas.
Na mesma linha, a Santa Casa de Ipuiuna também optou por suspender as visitas aos internados. A unidade de saúde beirou o colapso em 2021, quando a lotação de pacientes com Covid excedeu a capacidade da casa, ficando com muito pouco oxigênio para atender os internados. E necessitando de ações rápidas do poder público e da sociedade civil para atenuar o sofrimento dos internados e o esgotamento do quadro de funcionários do local.
Em Caldas, o administrador da Santa Casa disse que as visitas ainda acontecem. E que a medida tomada diante deste cenário de crescimento no número de infecções foi foi determinar um local separado para pacientes Covid que irão fazer medição em ambulatório.