O dia 07/02, segunda-feira, foi dia de volta às aulas na rede pública de ensino de diversas cidades na região, e também, da rede estadual. E os secretários e secretárias perceberam uma grande adesão de pais e alunos à volta presencial às escolas, que havia sido interrompida, em 2020, com a pandemia, e que aconteceu, timidamente, de maneira híbrida, em muitas escolas, no ano passado.
Em Pouso Alegre, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que os 14 mil alunos matriculados cumpram o ano letivo e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino, “seguindo as orientações do Governo do Estado”, como destaca a Secretária de Educação, Leila Fonseca.
Em Caldas, também, segundo a assessoria da prefeitura, o retorno das aulas ocorreu normalmente. Assim como em Ibitiúra de Minas, Congonhal, Santa Rita de Caldas e Ipuiuna, inclusive, como informado pela Secretaria de Educação desse município, Sônia Melo, “a adesão dos alunos foi muito boa”. Na sede do município, segundo ela, quase 100% dos alunos retornaram presencialmente já no primeiro dia de aula. No bairro do Tamanduá também quase 100% das crianças retornaram às salas. No bairro do Barreiro, cerca de 50% já estavam em sala de aula nesta segunda-feira.
Em todos os casos, os responsáveis destacaram a necessidade da obediência ao protocolo sanitário que prevê o uso de máscaras e do álcool em gel para desinfecção das mãos.
A imunização de crianças ainda está ocorrendo na região, e alguns grupos etários, entre os jovens, já começam a apresentar ciclos completos de imunização que, nestes casos, é de duas doses, segundo preconiza a Organização Mundial de Saúde.