Dia de Campo apresenta técnicas simples e importantes para bovinocultura

0

Por Fernanda Eugênia

Na tarde do dia 10 de março aconteceu em Congonhal o 1º dia de campo de bovinocultura, com apoio de profissionais especializados da EMATER de Minas Gerais (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento foi sediado na propriedade Da Srª. Izabel Franco e seu esposo Márcio, no bairro do Cervo, com a presença de mais de 35 participantes.
O primeiro Coordenador Técnico a falar foi Alexandre Kurashi da Emater de Pouso Alegre que falou sobre integração lavoura/pecuária e milho reidratado, usando técnicas simples e acessíveis financeiramente. Segundo ele, o objetivo do encontro é  de levar aos produtores tecnologias que estão disponíveis para serem aplicadas e que podem ser adaptadas de acordo com a realidade vivida no campo. “Hoje a proposta é conversarmos sobre a qualidade do leite, que é indiscutível, não só pela questão de mercado, mas também segue uma instrução normativa e outras informações de manejo produtivo ligado a pasto, diminuindo os custos de produção”, comenta.
O coordenador da Emater de Guaxupé Marcelo Bonfim conversou com os produtores sobre manejo e adubação de pastagem. Marcelo ressaltou a importância da realização de um dia de campo com os produtores. “Quando conseguimos reunir um número maior de produtores ao mesmo tempo e apresentar novos conhecimentos pra todos juntos, com novos debates e técnicas, é bom porque conseguimos colocar uma pulga atrás da orelha do produtor pra que depois ele procure mais assistência e informações detalhadas junto a Emater” explica Marcelo.
Denilson Basso, coordenador da Emater de Congonhal, explanou sobre higiene na ordenha como princípio básico para todo produtor de leite. Denilson mostrou como é possível limpeza durante o momento da tirada do leite, usando métodos simples e baratos, sem ser necessário grandes e caras estruturas.
Marius Coutinho participou do evento juntamente com seu pai. Eles são produtores. Pra ele o dia foi de muita valia. "Produzir leite de qualidade, alcançar índices satisfatórios de produção por animal e fazer boa gestão financeira da propriedade são necessidades do pequeno produtor para se manter na atividade leiteira. As propostas apresentadas pelos técnicos da EMATER no dia de campo sobre o manejo de pastagens, a formulação de concentrados, os procedimentos de higiene na ordenha e as noções básicas de controle financeiro são soluções fáceis de aplicar, podem ser implementadas gradualmente e não exigem grandes investimentos. Gostei do evento e espero que novos dias de campo aconteçam em breve ".
Ao final do evento, foram entregues aos participantes três livros sobre gerenciamento de custos, manual de bovinocultura e cartilha de boas práticas na ordenha. O dia de campo foi uma parceria entre a Emater, Prefeitura Municipal de Congonhal e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui