Encontro aproxima produtores e fornecedores de rebanho melhorado geneticamente em Santa Rita

0

Aconteceu no último dia 11/11, no Complexo José Milton Martins, o 1º Encontro do Programa Pró-Fêmeas em Santa Rita de Caldas. O programa promovido pelo governo estadual, e realizado juntamente com a Emater nos municípios, prevê o melhoramento do rebanho em Minas Gerais com a oferta de genética superior para pequenos e médios produtores, para que eles aumentem sua produtividade. E essa oferta é feita oferecendo animais para a venda sem atravessadores, com o objetivo de baratear essa relação de compra e venda. 
Neste primeiro evento na cidade, apenas 15 animais fora colocados à venda, o que já é um primeiro passo, no entanto, para os responsáveis, assim como julga o técnico do programa no estado Rodolfo Nogueira, também Presidente da Associação Brasileira de Girolando, com sede em Uberaba.  Ele explica que o programa existe há três anos e há uma estimativa de que 2 mil animais já foram comercializados nesse período. 
João Gabriel Consentino, de São João da Boa Vista (SP), produz diariamente 3.500 litros de leite e trouxe um gado 100% criado em sua própria fazenda, 100% girolando. Ele trouxe à feira  5 animais, com preços entre R$ 7 a 8 mil reais. “Trouxemos o gado aqui pra mostrar pros produtores de Santa Rita e região que compensa investir no melhoramento do rebanho”, disse.
Outro produtor confiante no melhoramento do rebanho é Paulo Gabriel, produtor de Caconde (SP) e Presidente do Núcleo de Girolando do Vale da Mantiqueira, fundado em fevereiro deste ano. “O núcleo não tem custo, é só um caminho para produtores trocarem ideias e experiências” que, segundo o produtor, visam melhorar a qualidade de vida de quem produz o leite hoje. 
Segundo os técnicos da Emater, a avaliação do evento foi positiva. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui