Desvio por Senador será cascalhado

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Município recebe apoio para preparar, ao menos que, emergencial e provisoriamente, desvio que tem tido tráfego intenso de veículos desde a interdição do M 68 da BR 459, em Senador José Bento. 

 

Não é o ideal, nem mesmo o recomendado. Mas, ao menos quem precisar passar emergencialmente pelo desvio da “Boca da Onça”, em Senador José Bento, terá mais condições a partir de amanhã, 25/01. Ao menos, é o que se pode esperar depois que as autoridades do município de Senador divulgaram a informação na tarde desta terça-feira, 24/01, de que uma parceria foi firmada entre elas e representantes da Arteris e da Britasul que cederão fresa e cascalho para que este desvio de 5 km seja recuperado.
Desde que a BR 459 foi interditada, no último sábado, (21/01) a altura do Km 68, motoristas que precisam acessar a região tem usado esse desvio de estrada de terra para poder atingirem seus destinos. Como resultado, aliadas as fortes chuvas que voltaram a ocorrer na região desde a noite de domingo, o trecho de chão batido não comportou o movimento e chegou a ficar intransitável nesta segunda-feira.
Segundo os representantes de Senador José Bento, “se o tempo colaborar, o desvio será cascalhado a partir de amanhã, 25/01”.
A vice-prefeita Andreia Inácio disse a nossa reportagem que Senador havia obtido essa doação para que a manutenção fosse feita, enquanto precisassem. Mas, não foi informado a quantidade exata de material que será cedida pelas empresas doadoras. Nem por quanto tempo.
Enquanto isso, outra autoridade da região que também buscava uma solução, mesmo que provisória para o problema, é o prefeito de Ipuiuna, Elder Oliva que esteve em reunião na manhã de hoje com o diretor Geral do DER/MG (atual responsável pela via interditada) Rodrigo Rodrigues Tavares.
Responsável pelo município mais atingido com a interdição, o prefeito de Ipuiuna diz ter saído otimista da reunião onde ofereceu o maquinário do seu município para trabalhar na recuperação da estrada para que, em contrapartida, o DER garantisse o material necessário para cascalhar esta via de Senador. Isso porque Ipuiuna fica sem condições de prestar um serviço mais rápido na área da saúde, no transporte de seus passageiros, com a interdição da BR 459.
Hoje a Secretaria de Saúde de Ipuiuna está precisando usar o desvio por Ouro Fino, aumentando em mais de 120 quilômetros o trajeto que faria de Ipuiuna a Pouso Alegre, principal referência para os tratamentos de média e alta complexidade para os ipuiunenses. Felizmente, essa parceria com Senador José Bento já foi apresentada, e com isso, o paliativo já deve ocorrer de maneira mais rápida.

Entenda o caso
A BR 459 é uma das rodovias concedidas à iniciativa privada através de leilão em agosto do ano passado e a empresa ganhadora da licitação deve começar a operar, segundo DER/MG em fevereiro deste ano. Até lá, o trecho interditado, como todo o restante da pista que já foi do governo federal, mas também foi cedida ao Estado para a concessão, ainda é responsabilidade do DER que demorou duas semanas para interditar o KM 68 que apresentava rachaduras graves e que colocavam em risco a segurança dos usuários. No início de janeiro, a poucos metros do local que agora afundou, um barranco desmoronou soterrando uma casa. Por sorte, não havia ninguém no imóvel. Mas, 4 animais da propriedade foram soterrados.

Debaixo dessas bananeiras e de toneladas de terra, havia uma casa, com duas represas.

Outros pontos da área de serra, desde Ipuiuna até Congonhal, ainda ameaçam gerar novas interdições. Logo na saída de Ipuiuna, com direção à Pouso Alegre, acima do trevo do Barreiro, dentro do limite ipuiunense, há uma grande rachadura no lado esquerdo do asfalto. Abaixo dela, residências e uma grande encosta. O local está sinalizado com cones e fita zebrada.

trecho logo na saída da cidade de Ipuiuna também está seriamente comprometido

Depois, já em terras de Senador José Bento, uma ponte ameaça rodar no KM 75 e é problema sempre recorrente em épocas de chuva, desde os anos 90. Algumas manutenções foram feitas ao longo dos anos, mas se mostram ineficientes, pois a cabeça da ponte volta a ruir sempre e o desnível na pista também já é grande novamente. Inclusive, dois quebra-molas foram construídos em plena rodovia, para sinalizar a área que pode rodar, de vez, a qualquer momento. O trecho é de várzea, e está constantemente cheio neste janeiro excessivamente chuvoso de 2023.

 

Enfim, a população do entorno da 459 sofre com tantos problemas e a ameaça constante de ficar, ou de já estar, sem acesso.

Veja mais em

https://www.jornaldasgerais.com.br/der-mg-vai-interditar-trecho-da-serra-de-senador-jose-bento-neste-sabado/

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