Município recebe apoio para preparar, ao menos que, emergencial e provisoriamente, desvio que tem tido tráfego intenso de veículos desde a interdição do M 68 da BR 459, em Senador José Bento.
Não é o ideal, nem mesmo o recomendado. Mas, ao menos quem precisar passar emergencialmente pelo desvio da “Boca da Onça”, em Senador José Bento, terá mais condições a partir de amanhã, 25/01. Ao menos, é o que se pode esperar depois que as autoridades do município de Senador divulgaram a informação na tarde desta terça-feira, 24/01, de que uma parceria foi firmada entre elas e representantes da Arteris e da Britasul que cederão fresa e cascalho para que este desvio de 5 km seja recuperado.
Desde que a BR 459 foi interditada, no último sábado, (21/01) a altura do Km 68, motoristas que precisam acessar a região tem usado esse desvio de estrada de terra para poder atingirem seus destinos. Como resultado, aliadas as fortes chuvas que voltaram a ocorrer na região desde a noite de domingo, o trecho de chão batido não comportou o movimento e chegou a ficar intransitável nesta segunda-feira.
Segundo os representantes de Senador José Bento, “se o tempo colaborar, o desvio será cascalhado a partir de amanhã, 25/01”.
A vice-prefeita Andreia Inácio disse a nossa reportagem que Senador havia obtido essa doação para que a manutenção fosse feita, enquanto precisassem. Mas, não foi informado a quantidade exata de material que será cedida pelas empresas doadoras. Nem por quanto tempo.
Enquanto isso, outra autoridade da região que também buscava uma solução, mesmo que provisória para o problema, é o prefeito de Ipuiuna, Elder Oliva que esteve em reunião na manhã de hoje com o diretor Geral do DER/MG (atual responsável pela via interditada) Rodrigo Rodrigues Tavares.
Responsável pelo município mais atingido com a interdição, o prefeito de Ipuiuna diz ter saído otimista da reunião onde ofereceu o maquinário do seu município para trabalhar na recuperação da estrada para que, em contrapartida, o DER garantisse o material necessário para cascalhar esta via de Senador. Isso porque Ipuiuna fica sem condições de prestar um serviço mais rápido na área da saúde, no transporte de seus passageiros, com a interdição da BR 459.
Hoje a Secretaria de Saúde de Ipuiuna está precisando usar o desvio por Ouro Fino, aumentando em mais de 120 quilômetros o trajeto que faria de Ipuiuna a Pouso Alegre, principal referência para os tratamentos de média e alta complexidade para os ipuiunenses. Felizmente, essa parceria com Senador José Bento já foi apresentada, e com isso, o paliativo já deve ocorrer de maneira mais rápida.
Entenda o caso
A BR 459 é uma das rodovias concedidas à iniciativa privada através de leilão em agosto do ano passado e a empresa ganhadora da licitação deve começar a operar, segundo DER/MG em fevereiro deste ano. Até lá, o trecho interditado, como todo o restante da pista que já foi do governo federal, mas também foi cedida ao Estado para a concessão, ainda é responsabilidade do DER que demorou duas semanas para interditar o KM 68 que apresentava rachaduras graves e que colocavam em risco a segurança dos usuários. No início de janeiro, a poucos metros do local que agora afundou, um barranco desmoronou soterrando uma casa. Por sorte, não havia ninguém no imóvel. Mas, 4 animais da propriedade foram soterrados.
Outros pontos da área de serra, desde Ipuiuna até Congonhal, ainda ameaçam gerar novas interdições. Logo na saída de Ipuiuna, com direção à Pouso Alegre, acima do trevo do Barreiro, dentro do limite ipuiunense, há uma grande rachadura no lado esquerdo do asfalto. Abaixo dela, residências e uma grande encosta. O local está sinalizado com cones e fita zebrada.
Depois, já em terras de Senador José Bento, uma ponte ameaça rodar no KM 75 e é problema sempre recorrente em épocas de chuva, desde os anos 90. Algumas manutenções foram feitas ao longo dos anos, mas se mostram ineficientes, pois a cabeça da ponte volta a ruir sempre e o desnível na pista também já é grande novamente. Inclusive, dois quebra-molas foram construídos em plena rodovia, para sinalizar a área que pode rodar, de vez, a qualquer momento. O trecho é de várzea, e está constantemente cheio neste janeiro excessivamente chuvoso de 2023.
Enfim, a população do entorno da 459 sofre com tantos problemas e a ameaça constante de ficar, ou de já estar, sem acesso.
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