A Saúde Pública no Brasil, já acostumada com os dramas da falta de recursos, demanda excessivamente grande de atendimentos, falta de logística, agora tem mais um desafio para vencer: a volta de fantasmas que, aparentemente, tinham desaparecido tais como o sarampo, por exemplo.
Vários casos da doença foram registrados em diversas regiões do país, e tudo por conta da desinformação ou, pior ainda, da informação errada e mal intencionada. Muitas pessoas passaram a defender a ideia de que as vacinas fazem mal para as crianças! E como resultado, doenças que pareciam extintas voltam a atormentar a cabeça de pais e autoridades da saúde.
A Secretaria de Saúde de Ipuiuna, por exemplo, começou uma dedetização de todos os bueiros da cidade nessa quinta-feira, 16/08, que não foi motivada somente para exterminar ratos e baratas, procedimento corriqueiro e feito anualmente pelo setor. O foco dessa vez é também exterminar um surto de percevejo na cidade. Acredite: há quanto tempo você não via falar em percevejo?
Segundo o Secretário de Saúde de Ipuiuna, Christiano Fonseca, a Superintendência de Saúde, regional de Pouso Alegre, virá na próxima segunda-feira, 20/08, avaliar o local do foco de percevejos na cidade, que é a Pracinha das Flores, no bairro da Mococa.
Além da exterminação desse parasita, a dedetização prevê ainda, segundo o Secretário, combater o vírus da dengue, principalmente, com a proximidade da época mais quente do ano.
O percevejo de cama transmite doenças?
Insetos ápteros, de pequeno tamanho corporal (quatro a sete mm de comprimento total) e coloração marrom-avermelhada que se escondem nos dormitórios e leitos, verdadeiras pragas que se alimentam apenas de sangue e sua picada ocorre geralmente à noite durante o sono.
Segundo os órgãos de vigilância sanitária e saúde pública, percevejos de cama não transmitem doenças. Mas é inquestionável que esses insetos são umas verdadeiras pragas urbanas e que causam desconforto as pessoas enquanto elas dormem devido as picadas e reações alérgicas
O fluido da saliva do percevejo de cama geralmente faz como que o local da picada se torne inflamada e irritada, essa irritação da pele varia de pessoa para pessoa.