Solução desenhada para o trecho de serra permitirá a reabertura para o tráfego em dois meses
A Concessionária Rodovias do Sul de Minas, que integra o programa de concessão de Minas Gerais, informou na tarde dessa quinta-feira, 06/04, que concluiu a elaboração do projeto estrutural de correção e estabilização do km 68, na BR- 459, e definiu o cronograma da obra, que permitirá a reabertura ao tráfego com segurança e a eliminação do ponto de interdição existente. A solução desenhada, segundo a empresa, será executada em duas etapas, sendo o tráfego liberado ao término da primeira etapa da obra, prevista para dois meses após o início das atividades.
De acordo com a Concessionária, “a partir do dia 10 de abril, (próxima segunda-feira) a movimentação de máquinas no local será iniciada, para os trabalhos relacionados a terraplenagem, estabilização e pavimentação. Esta intervenção permitirá a configuração de um novo traçado da pista, reposicionando a rodovia mais à direita para quem segue sentido Poços de Caldas. Além disso será construído um novo sistema de drenagem, que garantirá a estabilidade de todo entorno, de modo permanente”.
Durante o processo de intervenções, a passagem de veículos e pedestres continuará interditada até que o local seja oficialmente liberado para o trânsito. A região continuará devidamente sinalizada, indicando as manobras para os motoristas.
Entenda o caso:
O surgimento de fissuras que foram aumentando, gradativamente, em pouco mais de dois meses, no KM 68, levaram a interdição no trecho de serra em 21/01. Esse episódio foi registrado desde o início de dezembro, apesar de já há alguns anos, o local sempre apresentar afundamento, no período chuvoso, mesmo antes da concessão do trecho à iniciativa privada. A Concessionária passou a atuar efetivamente no trecho em 03 de março e, segundo ela, “ o poder concedente solicitou atendimento prioritário e emergencial, do fato extraordinário ocorrido anteriormente”.
Segundo a nota emitida pela empresa, “desde então, o assunto é conduzido de forma prioritária pela Concessionária, através de plano de trabalho técnico, que incluiu diagnósticos, levantamentos dos comportamentos de drenagens, solos e da encosta, culminando com um projeto de solução para estabilização do local.
“Realizamos diversos estudos e análises para definir qual seria a solução ideal e que permitisse a liberação do tráfego de modo mais ágil e seguro. Dedicamos tempo e esforços adicionais para executar um investimento consistente e que traga benefícios perenes à sociedade, garantindo a mobilidade com condições suficientes de segurança”, afirma José Carlos Cassaniga – Diretor Presidente.
Rotas alternativas
Até a conclusão das obras, as pessoas com necessidade de locomoção pelo segmento Pouso Alegre Poços de Caldas podem utilizar as rotas indicadas pela PRF anteriormente.
Poços de Caldas para Pouso Alegre
Para quem sai da região de Poços de Caldas (MG) em direção a Pouso Alegre (MG) é possível pegar a BR-267 até o município de Machado (MG) e, em seguida, seguir pela MG-179.
Pouso Alegre para Poços de Caldas
Já quem faz o sentido inverso deve acessar a MG-179 na altura de Pouso Alegre e seguir em direção ao município de Machado (MG). Em seguida, acessar a BR-267.
Os desvios feitos por dentro do município de Senador José Bento, através de estradas de terra, pelo bairro Boca da Onça, ou pelos Florianos, continuam não sendo recomendado pelas autoridades. Apesar de serem os mais utilizados pela população da região. Isso porque os desvios pelas BRs citadas anteriormente, aumentam muito o trajeto da população. Mas, são os mais seguros e estáveis, já que as estradas de terra de Senador sofrem variações, devido às chuvas. E são estreitas, impedindo a passagem de dois veículos, simultaneamente, em vários pontos. A estrada dos Florianos, por exemplo, não comporta a passagem de veículos pesados.
O município de Senador chegou a expedir um decreto que proíbe a passagem de veículos acima de 8 toneladas. Mas, é comum a passagem deste tipo de transporte pelo local.
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