Na manhã dessa segunda feira, 10/04, por volta das 07h42min a Policia Militar tomou conhecimento, através da direção da escola Wilson Hedy Molinari, no bairro Vila Cruz em Poços de Caldas, de que havia um aluno portando um canivete dentro da sala de aula. De imediato a equipe da PM deslocou até a escola e realizou contato com a direção do estabelecimento de ensino. Ao ser vistoriada a mochila do aluno suspeito, foi encontrado um canivete. Durante o atendimento chegou ao conhecimento dos policiais que mais alunos haviam levado facas para a escola.
Em diálogo com outros suspeitos, estes informaram que havia sido criado um perfil em rede social denominado “massacre na escola” e eles estavam temendo que algo acontecesse na unidade de ensino.
Durante vistoria na mochila destes outros dois adolescentes foram encontradas duas facas de cozinha. Segundo eles, o motivo de levarem facas para a escola foi o medo de que ocorresse um ato violento e eles não tivessem condições de se defenderem.
De imediato o conselho tutelar foi acionado e acompanhou o caso. Toda vistoria nos pertences dos adolescentes foi acompanhada pelos representantes da escola.
Os menores, um adolescente de 14 anos, e outras duas meninas de 12, foram apreendidos juntamente com as facas e encaminhados para a delegacia de polícia civil, acompanhados dos respectivos responsáveis.