Notícias da terça-feira, 08/08/23

0

Dia de Negócios promovido pela Clayton tratores em Santa Rita de Caldas
Tati e o Clayton

Obras em Ipuiuna
Calçamento na Serra dos Armandos- 1km
Início da Pavimentação da estrada de acesso ao Bairro do Tamanduá -2,5km

 

Saúde Pública

Olhos das autoridades voltados à prevenção à gripe aviária (H5N1) em Minas Gerais
Uma reunião nesta segunda-feira abordou o problema cujos primeiros casos foram registrados no Brasil no final de 2022.

Cerca de 200 profissionais de diferentes entidades estaduais e federais em alerta contra a gripe aviária em Minas Gerais se reuniram para o alinhamento de estratégias de ação na segunda-feira (7/8).
O encontro foi dividido em duas partes, a primeira on-line, durante a manhã, e a segunda presencial, em 28 regionais mineiras da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O objetivo principal das discussões foi uniformizar ações de prevenção à doença por todo o estado, assim como os procedimentos se confirmada a contaminação de aves pelo vírus H5N1.
Nunca houve casos de alta patogenicidade registrados em território mineiro. Até a segunda-feira (7/8), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já registrou 77 focos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, por meio de investigações laboratoriais com resultado positivo no páis. Elas ocorreram nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Foram 75 confirmações em aves silvestres e duas em aves de subsistência.
Desde o fim de 2022, quando o Mapa emitiu nota de alerta sobre a gripe aviária na América Latina, o IMA tem reforçado a vigilância sanitária em Minas.

Ainda no quesito da saúde,
A Secretaria de Agricultura divulga o cronograma dos próximos dias da vacinação antirrábica no município de IPUIUNA.

Previsão do Tempo
Quarta-feira com melhora nos índices de umidade em Minas Gerais, devido a intensificação do transporte de umidade do oceano para o interior do continente. O posicionamento de um centro de alta pressão migratório (massa de ar frio) sobre o oceano, nas imediações do litoral Sul do país, leva ao aumento da nebulosidade na faixa leste mineira e melhora da umidade em quase todas as regiões mineiras. As temperaturas máximas esboçam ligeiro declínio no centro-leste do estado. Mas, o que mais gostaríamos de informar aqui, infelizmente, não ocorre, pois ainda não há previsão de chuva.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui