Em Santa Rita de Caldas, o Grupo Antitabagismo, promovido pela Estratégia da Saúde da Família, tem ajudado diversos moradores a se livrarem de um antigo vício: o cigarro.
Cerca de 8 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo devido ao consumo de tabaco, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Destas mortes, aproximadamente 7 milhões estão diretamente relacionadas ao uso do cigarro, enquanto cerca de 1,2 milhão ocorrem em pessoas não fumantes, mas que são expostas ao fumo passivo.
O grupo, formado por profissionais da Estratégia da Saúde da Família, oferece apoio psicológico, orientações sobre saúde e métodos de tratamento para quem quer parar de fumar. O trabalho, feito em conjunto, tem dado resultados surpreendentes. Nos últimos dois anos, cerca de 150 pessoas deixaram de fumar, depois de frequentarem as oficinas contra o tabagismo.
Os primeiros encontros do grupo ocorrem uma vez por semana, e depois, quinzenalmente, e são momentos de troca, em que os participantes podem dividir suas histórias, dificuldades e conquistas.
Para quem conseguiu vencer o vício, a mudança vai além da saúde. A qualidade de vida melhora, e a sensação de liberdade é um dos maiores ganhos.
O grupo antitabagismo de Santa Rita de Caldas é um exemplo de como a união de esforços entre a comunidade e o Sistema de Saúde pode transformar vidas. A cidade continua a promover ações de prevenção e tratamento, mostrando que é possível vencer o vício com apoio e determinação.