Depois dos moradores de Congonhal denunciarem, mais uma vez, pelas redes sociais na última semana, as péssimas condições da água fornecida pela concessionária do município, o prefeito Juninho protocolou junto à Copasa, em 21/01, um pedido de esclarecimentos sobre os motivos do problema e, principalmente, o que está sendo feito para resolvê-lo. O documento foi entregue na sede do serviço local como mostrou vídeo postado nas redes sociais da Prefeitura.
Os moradores denunciaram a cor escura da água em vídeos que reuniram centenas de comentários nas redes sociais, endossando as reclamações na última semana. Mas, infelizmente, o problema é recorrente no município. O Jornal das Gerais já denunciou o mesmo problema em outros momentos, inclusive, enquanto usuário do sistema do município.
Em nota enviada ao JG, a Copasa diz que o problema da turves da água ocorreu devido a uma falha no sistema de abastecimento do município gerado por uma interrupção não programada de energia elétrica, por parte da concessionária responsável por este serviço, na área onde está instalada a estação de Tratamento de Água do município, em 03 de dezembro. Algo que comprometeu o funcionamento da unidade, provocando alterações nos padrões de cor da água distribuída, conforme relatado por alguns clientes. Tão logo tomaram conhecimento da situação, segundo a Copasa, os técnicos da empresa adotaram todas as medidas necessárias para assegurar a qualidade da água e a integridade da unidade, de forma que os impactos fossem os menores.
A Copasa ainda informou que análises foram feitas e o abastecimento está sendo realizado normalmente, e dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores. No entanto, caso algum cliente perceba quaisquer intercorrências relacionadas à qualidade da água, a empresa reitera que pode se tratar de um caso pontual. Portanto, pede a esse cliente que ele informe o endereço completo do imóvel diretamente à Copasa, para que uma equipe seja direcionada ao local, a fim de avaliar a situação e adotar as medidas que se fizerem necessárias, incluindo as orientações para a higienização das caixas d’água, se este for o caso.
Os canais oficiais de relacionamento com o cliente são gratuitos. São eles: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.
A Copasa ainda informou que também se mantém à disposição tanto do poder público municipal, quanto da população, para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários sobre este episódio, bem como sobre a qualidade da água fornecida aos clientes.