
A Meteoric, empresa responsável pelo Projeto Caldeira que visa a produção de Terras Raras, irá lançar seu primeiro programa para desenvolvimento de fornecedores locais. O lançamento do 1º Fortalece Caldas vai acontecer no dia 23 de abril, às 19h, na sede do CRAS de Caldas.
O Fortalece Caldas é um projeto em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. O objetivo é apoiar os fornecedores locais e auxiliar no desenvolvimento das capacidades de cada, criando uma rede para fortalecimento local para que em 2026, quando as construções começarem, os comerciantes estejam preparados.
Atualmente, a Meteoric conta com 45 fornecedores parceiros no Projeto Caldeira, mas a expectativa é ampliar este número, fortalecendo assim a economia local.
A Meteoric tem o compromisso e está empenhada em construir uma relação pautada na confiança, respeito e transparência com a sociedade local. Além de valorizar os profissionais da região onde o Projeto Caldeira está instalado.
Para participar do 1º Fortalece Caldas é preciso se inscrever antecipadamente. As informações podem ser adquiridas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caldas, onde será feita a inscrição dos interessados.
O que é preciso para ser fornecedor da Meteoric?
Na Meteoric, a atuação dos profissionais é pautada pela responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG), além das melhores práticas do mercado. Assim, é possível promover o desenvolvimento sustentável e apoio regional.
Para ser fornecedor da Meteoric é preciso das seguintes informações: razão social, CNPJ, inscrição municipal, inscrição estadual, endereço, contato e representante.
O fornecedor também deve estar alinhado com os principais compromissos da Meteoric. Ele deve ter responsabilidade tributária, ou seja, deve garantir o pagamento de todos os impostos e taxas relacionados aos bens ou serviços fornecidos.
Outro compromisso que deve ser assumido pelo fornecedor é contra a corrupção, isto significa que ele deve seguir e cumprir integralmente as normas anticorrupção. O trabalhador contratado também deve prezar por um trabalho ético e digno, sem situação análoga à escravidão e com ambiente livre de discriminação.
Cumprir as normas ambientais e legislações de proteção à fauna, flora e recursos hídricos também é um compromisso do fornecedor, assim como garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A Meteoric também visa a priorização de profissionais e fornecedores de Caldas, do Sul de Minas e de Minas Gerais.
O Projeto Caldeira
O Projeto Caldeira visa extrair terras raras em Caldas, no Sul de Minas Gerais. O objetivo é produzir um concentrado de terras raras para atender às necessidades de produtos utilizados na transição energética e novas tecnologias.
Esses materiais são utilizados na fabricação de diversos produtos como telas de celulares, computadores e notebooks, equipamentos médicos e odontológicos, ímãs especiais e motores e baterias de carros elétricos, entre outros.
As atividades do projeto acontecerão na zona rural da cidade, concentradas em áreas afastadas dos moradores, o que diminuirá a interferência no modo de vida da população.
A iniciativa tem como objetivo explorar e extrair minerais essenciais de forma sustentável, por meio de práticas que minimizam o impacto ambiental, promovem a conservação dos recursos naturais e garantem a responsabilidade social.
A Meteoric
A Meteoric Resources é uma empresa australiana de prospecção e pesquisa mineral focada na identificação e desenvolvimento de projetos minerários.
No Brasil, a Meteoric desenvolve o Projeto Caldeira, para a produção de terras raras a partir de argila iônica em Caldas-MG, na região sul do estado de Minas Gerais.