A medida vale, a princípio, para esta semana, entre os dias 22 a 24 de abril
A administração municipal de Caldas publicou há pouco um decreto que flexibiliza o funcionamento de alguns setores do comércio local, a partir de amanhã, 22/04. A princípio, a medida valerá para os dias 22, 23 e 24 de abril, e só depois, segundo o decreto de nº 1558, a gestão fará uma nova avaliação, decidindo por suspender ou manter tal flexibilização.
Ainda de acordo com o documento expedido há pouco, os comércios poderão funcionar das 12 às 16 horas, a não ser bares, restaurantes, sorveterias e outros do gênero alimentícios, que continuam atendendo somente pelo esquema de delivery. A flexibilização também não libera cultos e quaisquer eventos religiosos assim como o funcionamento de academias, hotéis e pousadas. Estes continuam fechados, até nova deliberação. Os bancos funcionarão nestas datas das 9h às 14 horas.
Para permitir a operação dos varejistas, o decreto estipula a obrigatoriedade do uso das máscaras por qualquer cidadão caldense que esteja em espaço público, e em caso de descumprimento, prevê também o pagamento de multa de 50% do valor da URM (Unidade Fiscal de Referência) do município.
A prefeitura, através de um grupo de voluntários, oferece máscaras caseiras para pessoas carentes e assistidas por programas sociais. Para este público, os pontos de retirada são os seguintes:
➡️Secretaria de Saúde
➡️CRAS
➡️Saúde Mental
➡️Ubs Dr.Ney Westin
➡️Farmácia Básica
➡️ESF Santa Cruz
➡️ESF São Pedro
➡️ESF Dr.Ney
➡️ESF Laranjeiras
➡️ESF Bom Retiro
➡️ESF Santana
Além das máscaras, está previsto no documento ações como a disponibilidade, pelos lojistas, de álcool gel para clientes, bem como de um funcionário que mantenha as filas a uma distância de segurança entre os clientes (1,5 m entre eles), e delimitação do número de pessoas, em cada estabelecimento, de acordo com a área física do comércio.
Desde o dia 20 de março o comércio de Caldas havia sido fechado como estratégia adotada pela administração, dentre outras iniciativas, na tentativa de evitar a disseminação do novo coronavírus. No dia seguinte, 21/03, o município decretou Estado de Calamidade Pública devido à pandemia.
Caldas não registrou nenhum caso do Covid-19 até agora.