As eleições 2024 e suas primeiras jogadas

0

Alguns já lançaram suas pré-candidaturas. Outros preferem anúncios mais próximos da campanha, em si. O fato é que a disputa municipal deste ano já tem seus primeiros lances na região.

Quem gosta ou acompanha a política sabe que todo ano que tem eleições é um ano bem intenso. Os ânimos já ficam mais exaltados. Rivalidades voltam à tona, ou diferenças são lapidadas, ou intensificadas. E quando as eleições são municipais, aí é que o ambiente é bem mais meticuloso. Cada passo estudado pelos grupos políticos. Alguns, preferem expor já logo suas apostas. Outros escondem a linha que vão seguir. E no caso das eleições de 2024, muita coisa já começa a se desenhar nesse tabuleiro das eleições municipais.

Caldas
A cidade mais antiga da região tem, até agora, duas chapas definidas: De um lado, o desafiante Daniel Tygel (PT) e a vice, Paula de Carvalho Junqueira (PV). O lançamento oficial da pré-candidatura foi em 10 de maio. Na ocasião, estiveram presentes os deputados estaduais Luizinho e Beatriz Cerqueira. E a escolha da vice ocorreu numa reunião interna promovida pelos partidos no último dia 14 de junho.
Do outro, o atual prefeito de Caldas, Ailton Goulart (MDB) se manifestou anteriormente, diversas vezes, inclusive a nossa reportagem, expressando o desejo de candidatar à reeleição. E sua assessoria confirmou que ele é, junto com o vice, Azael Monteiro (União Brasil), pré-candidato, embora o anúncio oficial ainda não tenha sido feito em solenidade.

Congonhal
Um dos ambientes de disputa mais acirrados na região tem personagens que estão escondendo mais o jogo. De oficial, o ex-prefeito Junior, acompanhado do atual vice-prefeito, anunciou, pelas redes sociais, na semana passada, sua pré-candidatura à chefia do executivo municipal, apoiado pelo atual prefeito, Moises Ferreira Vaz, que optou por não concorrer à reeleição.
Representando a chamada oposição, deve vir noutra chapa, o também ex-prefeito, Ricardo Sobreiro e o vereador César Nasa (União Brasil) como vice, que sempre estiveram do mesmo lado político no município.

Ibitiura
Os eleitores de Ibitiura já tem um panorama da disputa municipal, uma vez que os jogadores já expuseram suas táticas.
Apoiado pelo atual prefeito, Alexandre Borges, o funcionário público Rony Wilson Leonardo, do PP, anunciou sua pré-candidatura e a do vice, Dr. João Pedro, num evento que reuniu lideranças locais e os deputados que apoiam a atual gestão: Eros Biondini (PL) e Chiara Biondini (PP), além do Dr. Mauricio (Novo). Do outro lado do tabuleiro, Luilson Costa e Zé da Dezil (União Brasil) lançaram suas pré-candidaturas com o apoio dos deputados federal Rafael Simões, e estadual Rodrigo Lopes, ambos do União Brasil. E nesta semana, outra chapa também foi anunciada. Agora, Aguinaldo Costa, ou Gordo e Alan Munhõe, ambos do PL, apresentaram suas pré-candidaturas totalizando três chapas na pequena Ibitiura.

Ipuiuna
Uma das primeiras figuras públicas que já explicitaram seu desejo de concorrer à reeleição foi o prefeito de Ipuiuna, Elder Oliva. Por sua própria personalidade, seu jeito bem objetivo de colocar suas opiniões, já dizia desde 2023 que seria um pré-candidato neste ano. E o cenário político em Ipuiuna, ao contrário da figura de seu representante mais conhecido hoje, está um tanto nebuloso. Ainda não há confirmação se haverá uma outra chapa concorrendo em outubro deste ano, à chefia do município. E nem quem será o vice do atual prefeito em sua chapa. Teremos que aguardar.

Santa Rita de Caldas
A capital mineira da fé ainda guarda seus bispos, peões, ou então, suas damas. O atual chefe do executivo, Emilio Torriani, (PSD) e seu vice, Christian Miura (União Brasil), devem jogar pra continuarem em seus postos. Eles anunciaram suas pré-candidaturas num evento, no último domingo, 07/07. Muitos ainda apostam numa chapa única, como já ocorreu no passado, no município. Mas, provavelmente, haverá um opositor ou opositora. As informações de bastidores são de que o Edvan Lopes, que já disputou as eleições há 4 anos, deva tentar, novamente, chegar ao posto de gestor do município.

Senador José Bento
A pequena Senador José Bento também não quis aguçar a curiosidade dos mais ansiosos e já tem as jogadas no tabuleiro. A atual vice-prefeita, Andrea Inácio junto com o companheiro de chapa, Benur Amaro de Souza, quer dar o xeque-mate nos adversários:  Natan Souza (PSD), ex-secretário de saúde, e Joenir Rodrigues (Avante), que já foi prefeito interino do município e vereador por diversos mandatos. Estes oficializaram suas pré-candidaturas no último dia 22/06 ao lado do deputado Estadual Duarte Bechir, do PSD.

Poços de Caldas
Uma das maiores cidades da região, tem também o maior número de opções entre elegíveis. Alguns que se lançaram como pré-candidatos estão se unindo, ficando 7 candidatos até o momento. São eles: Paulo Ney (PSDB), que é o pré-candidato apoiado pelo atual prefeito, Sergio Azevedo. O Ulisses Guimarães (MDB), ex-prefeito de Caldas. O vereador Marcelo Heitor (PL) que está se unindo com outra pré-candidata, e vereadora, Dra. Regina Cioffi (PP). O ex-prefeito de Poços, Eloisio do Carmo Lourenço (PSB). O PT está lançando o ex-prefeito Paulo Tadeu, mas há uma possibilidade da união entre o PT e o PSB, apoiando assim o Dr. Eloisio. Tem o pré-candidato Jaderson Rodrigues (PMB), que mantém o canal Rota 21, e o pré-candidato Rovilson de Lima (PRTB). E ainda, Thiago Biagioni (Mobiliza) totalizando 7 opções para o eleitor poços caldense escolher.

Pouso Alegre
Outro grande cartório eleitoral é o de Pouso Alegre, que teve grandes rachas, e surpresas, nos últimos anos. A desunião entre o ex-prefeito, Rafael Simões, atual deputado federal, e o seu vice, que hoje administra a cidade, Coronel Dimas Fonseca, foi uma das maiores surpresas dentro desse tabuleiro político, que virou mais pro formato de outra figura, que não o tabuleiro, e sim, o ringue. Ambos se acusaram de muita coisa, romperam sua parceria política de mais de uma década, e agora, Coronel Dimas lançou sua pré-candidatura pelo Republicanos. Mas, ainda há Alba Junqueira pelo (PL), Antônio Marcos Coldibeli (PT), Enéas Chiarini (Solidariedade), e o Leandro Morais que havia sido anunciado como pré-candidato pelo União Brasil divulgou em vídeo a notícia pelas redes sociais de que foi comunicado pelo partido de que não seria mais o pré-candidato apoiado por Rafael Simões. As informações extraoficiais dão conta de que o atual deputado federal deve apoiar o médico Alexandre Hueb, uma manobra que parece não ter sido muito apreciada entre os eleitores do município.

Agora, é aguardarmos e acompanharmos as emoções das próximas jogadas, num ambiente sempre muito dinâmico como é o da política!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui