Agentes de saúde, médicos e enfermeiros vão até os moradores da área rural de Caldas para atendimentos diversos, em horários tradicionais e também alternativos
O Bairro Rio Pardo, em Caldas, é um exemplo de atendimento alternativo das equipes de saúde do município. A comunidade fica há aproximadamente 20 quilômetros da Unidade de Saúde do Bairro Tripuí e há 18 do Posto de Saúde de São Pedro, os locais mais próximos de atendimento médico. Para irem até a cidade, são 26 quilômetros.
Nesta semana a equipe de saúde que atende à comunidade agendou um dia de coleta de material para exame preventivo para 15 mulheres da comunidade. O atendimento aconteceu na casa da Dona Ana Rita dos Santos Pádua. Ela empresta o espaço onde funciona o salão de cabeleireira da filha nos finais de semana.
Depois de deixar tudo limpo e organizado, a enfermeira Maristela Faria montou a maca de atendimento e acomodou todo o material necessário. Além do preventivo, a enfermeira também tem consigo kits para realização de testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite B e C.
Edileila Fátima Gonçalves é agente de saúde na região, junto com Sueli Dutra. Ela conta que no bairro Rio Pardo são cerca de 100 prontuários de pacientes que elas acompanham. Além da casa da D. Ana Rita, a paróquia também oferece um espaço na igreja para alguns atendimentos. Outros acontecem nas casas ou mesmo no trabalho das pessoas.
Gislaine Cesarina Goulart foi uma das mulheres que foi fazer o preventivo. Ela conta que por causa da distância das unidades de saúde, muitas mulheres deixam de fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero, que deve ser feito anualmente. “Ir até a cidade é demorado, muitas famílias não têm carro e nem tempo pra ir. Com isso, a saúde da mulher vai sendo deixada de lado. Quando o atendimento vem até às mulheres, elas se cuidam melhor”, observou ela.
O exemplo do bairro Rio Pardo é um entre as diferentes equipes de saúde que realizam atendimentos itinerantes em Caldas.