A Agência Nacional de Mineração (ANM) reclassificou uma das barragens das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Caldas (MG), retirando-a do status de emergência. De acordo com a nova regulamentação, a Barragem de Rejeitos da INB passa a ser considerada em Nível de Alerta, em vez do nível 1 de emergência.

A INB informou que “a garantia de segurança da barragem é um processo constante que envolve inspeções, manutenção, monitoramento e melhorias e reforça seu compromisso contínuo em uma comunicação transparente com a sociedade assim como empenho para que a Barragem permaneça adequada e segura conforme requisitos dos órgãos reguladores. E que, diante de todas as medidas tomadas, os resultados foram enviados à ANM, que após sua análise retirou a classificação de Nível de Emergência da Barragem de Rejeitos, estando atualmente com estabilidade garantida e completamente adequada às normativas quanto à segurança”.

Letícia Oliveira Alves, gerente de descomissionamento da unidade, explicou em entrevista recente que a atualização da classificação foi resultado de uma revisão na documentação da barragem. Ela ainda destacou que a estrutura foi projetada há mais de 40 anos, em um contexto normativo muito diferente do atual

“As normas daquela época eram bastante distintas, e os critérios de segurança adotados no projeto eram considerados bastante conservadores para o período, o que a classificava como estável. Com o passar dos anos, as legislações se tornaram mais rigorosas devido aos acidentes que ocorreram, Assim, os fatores que antes eram tidos como adequados já não são mais suficientes para mantê-la estável”, afirmou.

No ano anterior, as estruturas da barragem D4 e os da barragem de rejeitos tinham alterações no nível 1 de emergência. A barragem de rejeitos, por exemplo, abriga 12,5 mil toneladas de resíduos e ocupa uma área equivalente a 50 campos de futebol, contendo materiais radioativos como urânio, torta II, mesotório e rádio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui