Uma campanha idealizada na semana passada, em Ipuiuna, conseguiu arrecadar em 8 dias, junto com doadores e à população, recursos para a compra de um respirador.
O aparelho foi entregue nessa manhã, pelos idealizadores, Wuesley Maximiano de Oliveira, e pelos representantes da Selma Dias, Mariana e Devair, para a Santa Casa da cidade, com transmissão ao vivo pelo Jornal das Gerais. (Veja imagens da transmissão no link https://www.youtube.com/watch?v=azxAOTPMiVg&t=5s
“O povo ipuiunense sempre estende a mão para ajudar. Essa é apenas a primeira parte do nosso projeto. Tivemos grandes conquistas nesta semana. E algumas dificuldades também. Tínhamos a questão do prazo para a entrega, as empresas estavam pedindo até 40 dias para entregar. Mas, graças à ajuda da Suelen, secretária de saúde, e o fato de eu ter insistido muito ao responsável pela empresa, mostrando a nossa situação aqui, que precisava do respirador até esta sexta-feira, foi possível essa entrega hoje, graças a Deus”, contou Wuesley.
“É para um bem maior pra população. Queríamos agradecer a cada um que colaborou, a toda a comunidade de Ipuiuna, e se cada um ajudar um pouquinho, nós vamos conseguir ainda mais, como este (respirador) que estamos entregando hoje”, disse Devair que foi quem trouxe o aparelho.
Uma demanda inesperada para a Santa Casa
A Santa Casa vem mantendo internadas cerca de 5 a 6 pessoas, em média, vítimas da Covid, nas últimas semanas. São pacientes que aguardam transferência para outros centros, ou, em casos menos complexos, mas, que precisam de tratamentos hospitalares, durante toda a quarentena desse paciente. Esses atendimentos geraram uma demanda inesperada para a Santa Casa da cidade que possuía dois respiradores, até o momento.
O prefeito de Ipuiuna Elder Oliva informou, recentemente, em entrevista ao Jornal das Gerais que, “um desses respiradores não era suficiente para manter entubado um paciente, e que o que a Santa Casa consumia, de oxigênio, em um mês, está sendo consumido, agora, em um dia”. Mesmo assim, garantiu que o município continuará a arcar com as despesas de oxigênio e outros insumos necessários à manutenção desses pacientes. Alguns, inclusive, estão preferindo, segundo o prefeito, “continuarem em Ipuiuna, e não serem transferidos”.
Aliado ao desejo de alguns pacientes em permanecer na própria cidade, quando isso é possível, soma-se ainda o fato da maior parte dos leitos disponíveis na região estarem ocupados, ou, com índices de ocupação muito próximos ao do limite. Não só os de UTI, mas também os de enfermaria.
Assim, o respirador entregue nesta manhã será de grande valia ao município, como informou a secretária de Saúde de Ipuiuna Suelen Moreira. Ela recebeu simbolicamente, o respirador nesta manhã, já que é o município que passa a administrar o bem, em conjunto com a Santa Casa. E lembrou em números, o quanto é importante o resultado da ação dos ipuiunenses. “Serão beneficiadas mais de 10 mil pessoas. É só gratidão que a gente tem”, disse.
A ação ficará registrada também em um livro, como explicou a enfermeira e vereadora Jequiléia Moraes. “Tem um livro que está sendo assinado ficar registrado todas as pessoas que ajudaram”, lembrou Jequileia.
Para quem viu os efeitos práticos da campanha, e que ainda quer ajudar, ela não acabou. É possível fazer doações, através de pix, ou em conta bancária destinada para essa finalidade, conforme imagem em anexo.