A comunidade católica de Santa Rita de Caldas preparou celebrações especiais que serão realizadas hoje, no Santuário de Santa Rita de Cássia, em homenagem aos 47 anos de falecimento do Monsenhor Alderigi Maria Torriani, um dos líderes religiosos mais queridos e respeitados da região e de extrema importância para o local.
A partir das 14h, haverá o santo terço seguido, às 15h, pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo D. José Luiz Majella. As cerimônias recordam o legado do Monsenhor Alderigi que dedicou anos de sua vida ao serviço da Igreja e ao cuidado espiritual da comunidade local. Além de ser profundamente envolvido com as questões sociais do município. Padre Alderigi criou o Asilo, a creche, eventos como as romarias, dentre tantos outros acontecimentos e entidades que devem muito ao servo de Deus.
Fama de santidade
Em vida, Padre Alderigi já possuía uma difundida fama de santidade. Muitas são as pessoas que relatam ter recebido graças de Deus após terem pedido sua bênção e seus conselhos. No dia de sua morte, os poucos pertences que Padre Alderigi possuía foram divididos entre o povo que queria conservar uma relíquia do querido pároco.
Ainda hoje, as pessoas levam tais relíquias até aqueles que se encontram gravemente enfermos e muitíssimos são os relatos de graças alcançadas através da intercessão de Padre Alderigi. Depois de sua morte, tal fama de santidade continua a se espalhar, atingindo não só o sul de Minas, mas todo o Brasil.
Devido a esta tão grande fama de santidade, o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Opraem, decretou a introdução do Processo de Canonização de Padre Alderigi. Este processo se desenvolve em uma fase diocesana e, depois, na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, na fase romana.
A partir da abertura deste processo de canonização, Padre Alderigi é chamado Servo de Deus. Este título indica que um processo está sendo realizado para que a Igreja reconheça, oficialmente, que ele viveu, de modo heróico, as virtudes cristãs e seja apresentado como modelo de santidade a todos os católicos. (fonte: site do Padre Alderigi)
https://alderigi.com.br/vida-e-sacerdocio/
Em dezembro de 2018, foi celebrado o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação e canonização do padre. Uma caixa com quase 2 mil páginas de documentos foi encaminhada para o Vaticano.
O Santuário de Santa Rita de Cássia, um dos principais pontos de peregrinação da região, espera receber uma grande quantidade de devotos.
Toda a comunidade é chamada a prestar sua homenagem, relembrando a importância do Monsenhor Alderigi para a história local e a contribuição que ele deixou para as futuras gerações.
Data: Hoje
Horário: 14h
Local: Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa Rita de Caldas