Anunciada inicialmente, para 15/02, efetivação do processo de concessão das rodovias soa como esperança para solução de problemas nas rodovias regionais, como a interdição da BR 459, há mais de 60 dias.
A Concessionária de Rodovias do Sul de Minas anunciou na manhã desta sexta-feira (03/03) que, “passa a partir desta data, a administrar o lote de rodovias da região, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de Minas Gerais”.
Essa informação do início das atividades efetivas da Concessionária na região soa como uma esperança aos usuários das rodovias que estão, muitas delas, em péssimas condições, ou, pior que isso, interditada, como é o caso da pista no KM 68 da serra de Senador José Bento, interditado desde 21/01.
Ainda de acordo com a Concessionária que deu o lance vencedor no processo de concessão de rodovias mineiras, realizado em agosto de 2022, na Bolsa de Valores de São Paulo, “a BR 459 será tratada de modo prioritário para a realização de trabalhos emergenciais na serra de Senador José Bento”. Mas, a empresa não divulgou, porém, uma data específica para quando essas obras devem ser iniciadas. Só disse que “há um plano de trabalho em andamento para a elaboração do projeto, a partir do qual será possível executar as obras de correção, que permitirá solucionar a questão com assertividade e liberar o tráfego em segurança”.
Melhorias com a concessão
Segundo informações divulgadas pelos órgãos oficiais, responsáveis pelo tramite da Concessão, serão investidos em torno de R$ 2,3 bilhões em faixas adicionais e, acostamentos, melhorias de acessos, contorno rodoviário e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,2 bilhões em serviços operacionais aos usuários. O prazo da concessão é de 30 anos.
Para 2023, ainda estão previstos o início dos trabalhos de correções funcionais das rodovias, incluindo intervenções nos pavimentos e nos dispositivos de drenagens existentes, além da revitalização da sinalização, ampliando a segurança viária em toda extensão da malha concedida.
De acordo com a Concessionária, “os investimentos serão feitos com soluções de engenharia de ponta, atendendo às características da região”. Algo necessário, uma vez que vários trechos, até na mesma BR 459, coloca em risco a segurança de usuários, como outras fissuras que começaram a aparecer nas últimas semanas, logo na saída de Ipuiuna, com direção à Pouso Alegre, ou ainda, próximas ao Mirante.
Ainda em Senador José Bento, uma ponte ameaça ruir também, e há vários anos, já causando a interdição temporária do trecho localizado no KM 78, e apresenta o mesmo problema de “afundar” na época de chuvas, desde 1999.
Veja o anúncio da interdição da via e a situação em janeiro de 2023.
Rodovia do Contorno em Santa Rita de Caldas
Outros problemas ameaçam a segurança de motoristas e passageiros pela região. Há ainda a MG-290,, que também é uma das rodovias mais precárias do estado, que leva à Ouro Fino. Ou, ainda, a Rodovia do Contorno, em Santa Rita de Caldas. A Rodovia Expedicionário Antônio Cassemiro de Carvalho, mais conhecida como Rodovia do Contorno, tem aproximadamente 4km de extensão e também está em condições lastimáveis. Parecidas com as da MG 455, que liga Andradas à Santa Rita de Caldas. Uma verdadeira maratona de buracos e solavancos para veículos e seus motoristas e passageiros.
Enfim, são muitos os trechos que garantirão bastante trabalho à Concessionária que assume na data de hoje, a responsabilidade por eles, pelo menos, pelas próximas três décadas.
Confira as cidades e os trechos das rodovias que serão administrados pela Concessionária de Rodovias do Sul de Minas:
22 municípios: Andradas, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Caldas, Conceição dos Ouros, Congonhal, Gonçalves, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Ipuiúna, Itajubá, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Paraisópolis, Piranguinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Senador José Bento.
Malha rodoviária com extensão total de 454,4 km, compreendendo:
LMG – 877 – entre o km 0 e o km 25,3, em Poços de Caldas;
CMG – 146 – entre o km 611,6 e km 646,7, região de Poços de Caldas e Andradas;
MG – 455 – entre o km 0 e o km 42 – passando por Santa Rita de Caldas, Contorno de Santa Rita de Caldas (exceto o trecho municipal), Ibitiúra de Minas e Andradas;
MG – 290 – com início em Pouso Alegre (km 5,5), Borda da Mata, Ouro Fino e Jacutinga (km 97,2);
MG – 295 – com início em Bueno Brandão (km 130,3) até Inconfidentes (km 152,8);
MG – 173 – Com início em Santa Rita do Sapucaí (km 0) até Gonçalves no km 52 – com exceção do trecho municipal entre o km 19,9 e km 21,7;
MG – 459 – Com início em Ouro Fino (km 0) até Monte Sião (km 31,4);
BR-459 – Com início em Poços de Caldas (km 11,3), passando por Caldas, Santa Rita de Caldas, Ipuiuna, Senador José Bento, Congonhal, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho e Itajubá (até o km 166,5).