Convenções foram realizadas no último sábado, dia 05/09
Até então, eram hipóteses que tinham que passar pelo crivo dos correligionários. Porém, desde o último sábado, 05/09, Congonhal conheceu, oficialmente, os (as) candidatos (as) que disputarão as próximas eleições municipais, marcadas para 15 de novembro.
O Partido Republicanos, mais recente no município, escolheu o salão Sonho e Magia para sediar sua convenção, e reafirmou os nomes de Moisés e Fabrício Brizola como os candidatos aos cargos de prefeito e vice, respectivamente, como já tinha sido antecipado desde o início do ano, ainda como pré-candidatos.
O Democratas se uniu ao Patriota, na Chácara do Cigano, no bairro dos Macacos, para declarar os nomes do anfitrião, Benedito Fernandes, como candidato a vice-prefeito, junto com o Dr. Sebastião, como candidato à prefeito.
Todos os nomes oficializados já têm experiência com a política. Dr. Sebastião é médico e foi prefeito por três mandatos em Congonhal. O seu colega de chapa, o comerciante Cigano, também foi vereador, presidente da Câmara e Vice- Prefeito. Já Moisés é o atual presidente da Câmara de Congonhal, em seu primeiro mandato, e o companheiro de chapa, Brizola, também está em seu primeiro mandato como vereador, depois de ter trabalhado muitos anos na área da saúde do município.
COLIGAÇÕES:
De acordo com a ata fornecida ao Jornal, após a proposta dos nomes majoritários ter sido aprovada por aclamação, na convenção do Partido Republicanos, ainda foi deliberado e aprovado, por unanimidade, que o partido irá participar da eleição municipal proporcional ao cargo de vereador, junto com os partidos PSDB, PTB e PP, que hoje tem o atual prefeito de Congonhal, Rubens Viela dos Santos Junior, e também o vice-prefeito Maurão. Os nomes indicados para a disputa municipal aparecem a seguir, conforme descrito na ata redigida na ocasião. Os representantes da coligação disseram que o nome da coligação foi escolhido em razão da pandemia: “Por conta da pandemia, a coligação terá um nome diferente: Olhar pra frente e fazer diferente”. São eles(as): (seguindo sequência apresentada na ata)
Isabel Taets da terceira idade,
Isaura Professora,
Renata Teixeira,
Rita do Posto,
Taline Silva Oliveira,
Adilson Oliveira (Cambota),
Guilherme de Oliveira Lopes,
José Claudio (Bordinha),
José Raimundo Fraga (Zé Cabelo),
Reginaldo Coutinho,
Gustavo Lopes,
Paulo Brito da Saúde,
Thiago Antena,
Valdão.
A convenção do Democratas foi presidida por Edson Santos Carvalho, ex-vereador de Congonhal. E a convenção do Patriota foi presidida por Ricardo Henrique Sobreiro, contador e advogado, ex-vereador, presidente da Câmara, vice -Prefeito e Prefeito de Congonhal. O Patriota decidiu realizar coligação para a eleição majoritária, apresentando o filiado Cigano como vice. O Democratas decidiu em convenção realizar coligação majoritária com o Patriota, aceitando o candidato a vice e indicando o candidato a Prefeito Dr. Sebastião Lúcio dos Santos.
Também foram indicados e aprovados em convenção 14 candidatos a vereadores (as), sendo chapa completa, todos pelo Democratas, cujos nomes seguem abaixo (conforme lista apresentada pelo secretário do Partido).
Lucas Santinho
Gel Cantora
César da Nazaré
Eveline Cabeleireira
Márcio do Homero
Rogério Sobreiro
Geremias Enfermeiro
Vanderval Mariano
Marta Berrante
Professora Hellen Coutinho
Pastor Weuton
Cassinho
Dinho de SP
Renata da Dirce.
Os partidos políticos têm até o dia 16 de setembro para realizarem suas convenções. O registro das candidaturas vai até o dia 26/09.