Durante 4 dias, o público compareceu e acompanhou musicais e a grande final, no domingo, que consagrou o campeão do Rodeio
Congonhal esteve em festa na última semana. Depois de 2 anos sem eventos, a cidade proporcionou novamente uma de suas festas mais queridas, e conhecidas: a Festa do Peão.
Para trazer mais beleza à festa, tudo começa com a escolha da rainha do rodeio que apresentou Franciele como a mais nova representante das mulheres de Congonhal no evento.
A locução também traz mais emoção, e a simpatia do Caio Barcelos que já vem se tornando um cidadão congonhalense, como ele mesmo gosta de dizer.
Na sexta-feira, foi a vez dos peões iniciarem seus espetáculos.
E, durante os dias do evento, outra novidade: a prova de três tambores que começou a ser realizada em Congonhal nesta edição. E teve a jovem Leana Pereira como campeã junta com seu cavalo Extrem Light, um quarto de milha puro.
A primeira campeã da prova de três tambores realizada em Congonhal fala da experiência em entrar para a história do rodeio no município. E ainda, sobre a estrutura disponibilizada para as competidoras que, segundo ela, “não deixa nada a desejar daquelas que são oferecidas em outras competições já consagradas”.
No domingo, as porteiras se abriram para a grande final que teve excelentes montarias, elevando o nível da competição que ainda revelou o melhor peão de Congonhal em 2022.O campeão, Rovilson Pereira da Silva, ainda terá uma responsabilidade a mais que é representar Congonhal no maior rodeio do Brasil.
A emoção foi grande também para o congonhalense Valdinei Ramos que mais se destacou nesta competição, ganhando o título de campeão do Filhos da Terra, uma disputa paralela que acontece no rodeio de Congonhal somente entre os participantes da cidade.
O prefeito da cidade, Moisés Ferreira Vaz, e seu vice, Fabrício Brizola, falaram da volta do rodeio em 2022 e sobre a importância do evento para a cultura e até para a economia local.