Atenção comerciantes e prestadores de serviço da região!
A Polícia Militar de Congonhal e Ipuiuna estão no rastreamento de autores do crime de moeda falsa na região.
Hoje, 10/02, praticantes dessa modalidade de crime estiveram na cidade de Ipuiuna onde tentaram passar no comércio local notas grosseiramente falsificadas de R$ 200,00.
A tática é comum: pegam um item de valor bem inferior nos comércios e, ao receberem o troco, com dinheiro legal, deixam a nota falsa para o comerciante que passa, assim, a ter dois prejuízos: o valor do troco e o da mercadoria.
Como orienta o Sargento Lombello, “é melhor perder uma pequena venda do que arcar com tamanho prejuízo”.
Já que em cidades pequenas, como as da região, todos praticamente se conhecem, se perceber que se trata de “freguês” de fora, com placas de veículos de lugares longínquos e com essas características citadas acima, desconfie!
A comunicação à Polícia Militar também deve ser feita imediatamente à constatação de alguma atitude suspeita.
No caso de hoje, a demora na comunicação à Polícia dificultou a prisão em flagrante.
Porém, a polícia já identificou pelo olho vivo (sistema de monitoramento da cidade de Ipuiuna) o veículo utilizado pelos autores do crime, e este foi localizado num assentamento da cidade de Congonhal. Porém, seu proprietário, bem como ocupantes, não estavam no local.
Mesmo assim, o boletim de ocorrência continua em aberto, e o rastreamento pela PM também, objetivando a prisão dos autores do crime de moeda falso, previsto no Código Penal Brasileiro e que pode levar à prisão dos autores, de 3 até 12 anos. Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.
Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a coloca em circulação, depois de conhecer a falsidade, é punido com detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
Fique esperto (a)!