Diante da diminuição drástica no número de doses disponibilizadas, município de Congonhal destinará vacina antirrábica somente para zona rural

0

Depois de receber um comunicado da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre informando que o número de doses de vacina antirrábica disponibilizada aos 53 municípios que reúne foi reduzido pela metade, o município de Congonhal decidiu acatar as recomendações feitas pela SRS e decidiu por realizar a campanha somente na área rural. 

Isso porque segundo estudos recentes, o risco da transmissão da raiva em cães e gatos é maior nas áreas rurais. Ainda de acordo com estas pesquisas, a incidência da raiva em animais só tem sido verificada nos casos de contato com morcegos ou outros animais silvestres como canídeos silvestres (raposas e cachorros do mato), felídeos silvestres (gatos do mato) e mais alguns carnívoros silvestres como gambás, saguis dentre outros. 
Assim sendo, o município de Congonhal, através de sua Secretaria de Saúde, optou por priorizar as áreas de maior risco, no caso, da zona rural, e só voltar a vacinar os animais da área urbana da cidade quando o abastecimento das vacinas for restituído. 
Segundo fontes do setor, o atraso no envio das vacinas teria sido causado por uma demora no processo de licitação das mesmas, pelo Ministério da Saúde, devido à troca de governo. E não tem ligação com a Secretaria de Estado de Saúde nesse episódio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui