É a primeira vez na história da democracia brasileira que um presidente governará por três vezes
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito neste domingo, 30/10, para ser novamente presidente do Brasil a partir de 01 de janeiro de 2023.
Com 50, 90 % dos votos, (sessenta milhões, trezentos e quarenta e cinco mil, novecentos e noventa e nove votos) o desafiante venceu uma das eleições mais disputadas da história democrática do país.
O petista ganhou, inclusive, no estado de Minas, sempre considerado decisivo na eleição dos executivos federais. Ele teve 50,20% dos votos contra 49,80% do segundo colocado. Mas, não foi o candidato que conseguiu mais votos aqui na região do sul de Minas. Em todos os municípios regionais, o atual presidente, que buscava a reeleição, Jair Messias Bolsonaro, (PL), obteve mais votos, colaborando para que Bolsonaro somasse a quantia de 49,10% dos votos válidos em todo o país (cinquenta e oito milhões, duzentos e seis mil, trezentos e cinquenta e quatro votos).
A decisão do eleitor nas urnas foi anunciada em pouco mais de 3 horas, após o término da votação.
A partir do primeiro dia de janeiro do próximo ano, Lula que já governou o Brasil por duas vezes, enfrentará grandes desafios como lidar com uma Câmara formada, em sua maioria, por adversários políticos, já que o partido do agora derrotado presidente Bolsonaro teve maior número de Deputados eleitos, assim como o Senado onde o petista também não tem maioria das cadeiras.
Logo depois da confirmação da vitória, lula fez um pronunciamento oficial dizendo que governará para todos, e não só para aqueles que confiaram um voto a ele. E que a extinção da miséria no país continuará sendo a sua “missão” por toda a sua vida.
O presidente em exercício, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições, o que, tradicionalmente ocorre logo após divulgação do resultado.