Uma importante ação social e demonstração da cultura ipuiunse completou 50 anos nesse mês: a Festa de São Benedito.
Também conhecida como “Festa de Maio”, o evento que completou meio século, é realizado pela Igreja Católica e pelo Lar São Vicente de Paulo de Ipuiuna e arrecada recursos que são divididos igualitariamente entre a manutenção da Paróquia (50%) e para o Lar São Vicente de Paulo, ou asilo. O Lar é uma das obras sociais que a Igreja ajuda a manter.
Os festeiros, escolhidos anualmente, o Pároco local, a Comissão da Paróquia e os representantes do Lar São Vicente são quem organizam, preparam e realizam toda a festa, com a contribuição fundamental da comunidade voluntária.
Neste ano, a festa teve um formato que vem se fortalecendo: mais familiar, com atrações musicais dentro da própria barraca e que animam as famílias que conversam entre si e podem degustar dos pratos típicos na barraca. Os visitantes também participam e contribuem com os binguinhos de prendas e assados preparados por voluntários que, nos bastidores, passam dias e noites trabalhando, assando leitoas, preparando comidas para que a festa tenha o êxito esperado.
O tradicional leilão do Bolo, que geralmente acontece na noite de 12 para o dia 13 de maio (dia da festa em si) neste ano arrecadou R$ 14.100,00 (Quatorze mil e cem reais). Após os shows que marcam essa noite, acontece a alvorada festiva, com a presença de congados da cidade e convidados que despertam Ipuiuna sob o som de sua caixas e repiques. Quem de Ipuiuna não tem boas lembranças ao seguir a congada num dia 13 de maio?
Além das atrações sociais, a festa tem sua parte religiosa afinal, é uma devoção a São Benedito, o santo cozinheiro, manifestada através da trezena que se inicia no dia 01/05 a 13/05 de todos os anos.
Durante a noite de 12 de maio, foram anunciados os festeiros do ano que vem que serão Fernando Armando e Priscila, Aline e Francisco, Amado e Ana Célia e Ademir e Simone.