Fim do impasse: convenção escolhe candidato a vice-prefeito em Ipuiuna na chapa com Elder

0

O município de Ipuiuna acompanhou nas últimas semanas uma discussão acalorada em torno de quem comporia com o atual prefeito, Elder Oliva (PL), a chapa para disputa da reeleição.

Havia o interesse de três correligionários dentro da coligação interessados na colocação: a vereadora Jequileia Ferreira (União Brasil), atual presidente da Câmara; o atual vice-prefeito, e que ocupa a função nos três mandatos, ao lado do Elder, Zé do Peixe,(União Brasil) e o vereador Antônio Moreira, ou Tunico, (PL) que também faz parte da base do prefeito e que está em seu quinto mandato.

A decisão foi levada para a convenção que aconteceu na noite desta terça-feira, 30/07, na Câmara de Ipuiuna.
O professor Denilson Vieira foi o cerimonialista que conduziu as explicações sobre a convenção. Ele iniciou a reunião, convidando a todos para participarem da oração universal, logo no início do encontro. Em seguida, convidou todos os presidentes dos partidos, Anderson Ricardo Silva, presidente do União Brasil, Elder Junior Melo Oliva, do PSD e Welington Vilela de Souza, do PL, para comporem a mesa de honra. Depois, fez uma retrospectiva com fatos das derrotas e vitórias do grupo ao longo dos últimos 25 anos. Logo, lembrou do ineditismo da situação vivida pelo grupo político que tinha 3 pessoas interessadas em comporem a chapa, como candidatos a vice-prefeito, nesta coligação. Lembrou ainda a importância da valorização desse momento de democracia e a necessidade de colocar os interesses da comunidade acima dos pessoais.

O advogado do grupo, Dr Rodrigo Soares, falou sobre o fato dos proponentes colocarem seus nomes à disposição do grupo algo que “é raro, mas muito positivo”, segundo ele. Lembrou das convenções internas que acontecem nos Estados Unidos, por exemplo, onde cada político tenta convencer seus correligionários de seu merecimento ao posto almejado.

Fazendo uso da palavra, enquanto havia gritos do lado de fora da Câmara de um pequeno grupo de apoiadores do atual vice-prefeito, Zé do Peixe, os interessados presentes defenderam as proposituras de seus nomes. O vereador Tunico não estava presente nesta primeira convenção. O atual vice-prefeito, Zé do Peixe, foi o primeiro a falar e iniciou lembrando sua parceira, em três mandatos, com Elder. Disse que se sente muito feliz em acompanhar obras em todos os cantos da cidade, todos os dias, realizadas em seu mandato. E que assim pretende continuar fazendo, ao lado do prefeito. “Já plantamos muito juntos e quero plantar mais”, disse de maneira bem sucinta.

A desafiante Jequileia Moraes de Castro Ferreira iniciou sua fala dizendo que, com muita humildade, e com muita alegria, se sentia pronta para essa posição de candidata a vice-prefeita. Destacou que também tinha história no grupo, seja ganhando, ou perdendo, desde o início de sua trajetória política. Aos mais descrentes de sua relação com o atual chefe do executivo, disse que não temia desentendimentos, uma vez que eles já se entendiam há muito tempo. Que foi 8 anos secretaria de saúde e com ele (Elder) manteve bom relacionamento. Que (ela e o prefeito) podem divergir de algumas ideias, mas não romperam em função disso. Tecnicamente, se disse preparada na gestão pública, e que queria ter a oportunidade de aprender mais sobre articulação política, ao longo dos próximos anos, com o melhor professor que ela poderia ter, segundo a própria, que seria o atual prefeito de Ipuiuna.

O atual prefeito, e proponente da chapa, Elder Oliva, usou a palavra em seguida da defesa dos dois candidatos nesta disputa interna do partido, e afirmou que estaria muito bem representado com ambos. Defendeu ainda a união e o preparo do grupo, segundo ele, independente do resultado. Agradeceu a cada um dos 27 postulantes ao cargo de vereador ou vereadora que disputarão as próximas eleições, reforçando que, como políticos, precisam sempre se lembrar que os políticos servem para ajudar a quem mais precisa.

Diante do impasse, a convenção foi o momento ideal para que os afiliados, e que compunham o diretório dos partidos, pudessem votar. E assim foi feito, através de voto fechado, e sob a coordenação do advogado da coligação. Com a abstenção consentida dos dois que disputavam a vaga de candidato a vice, restaram 9 votantes. Na contagem, assim que o pré-candidato Zé do Peixe teve a maioria absoluta, com 5 votos, a contagem foi encerrada, já que seria impossível à concorrente, Jequileia, reverter a votação que, naquele momento, era de apenas um voto em seu favor. Desta maneira, Zé do Peixe foi aclamado o ganhador desta disputa interna e concorrerá, mais uma vez, ao lado do atual prefeito, à reeleição como vice nas eleições de 06 de outubro.

Mesmo com a derrota, a postulante Jequileia se dirigiu, em vídeo, à comunidade, dizendo que aquele momento não seria uma derrota pra ela, mas sim, momento de exercício democrático e de unir forças para que o grupo pudesse caminhar forte e unido para uma vitória nas próximas eleições. Com a colocação de seu nome como interessada ao posto de candidata à vice, segundo a legislação, ela não pode concorrer como candidata à vereadora, ficando, então, de fora do pleito deste ano.

Durante o ato político, houve ainda a apresentação dos candidatos e candidatas a vereador (a), checagem dos nomes e números que sairão nos santinhos e nas urnas e as assinaturas de todos os membros.

*Pré-candidatos apresentados na convenção. Não temos responsabilidade sobre as alterações, após a convenção. Os partidos tem até o dia 05 de agosto para registrarem seus candidatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui