Futuros condutores turísticos são formados em Santa Rita de Caldas

0

O Projeto Descubra Santa Rita de Caldas está promovendo um curso que visa preparar guias para recepcionar os turistas que chegam à Santa Rita de Caldas. 
O curso ministrado pela turismóloga Paula Versiani, do Semeia Gestão Turística, foi de três semanas e ofereceu aulas teóricas, no Polo da cidade, envolvendo a história do município, das empresas e a religiosidade do local, e ainda visitação, durante os finais de semana, às empresas e atrativos turísticos que fazem parte do projeto. 
Segundo o Diretor de Turismo, Paulo Henrique Carvalho, “dos 20 alunos alguns serão selecionados, como freelancers, com o reativamente do Centro de Informações Turísticas, para efetivamente trabalhar com o turista que chegar a Santa Rita de Caldas”. 
Condutores de turismo
A maioria dos frequentadores do curso é de jovens, e o turismo parece como uma nova opção, ou mostra outras relacionadas, para aqueles que estão decidindo o que fazer como futuros profissionais. 
Ingrid Fernanda da Silva, 17, trabalhou como recepcionista num consultório odontológico e se mostra animada com a possibilidade de ter mais contato com uma área que pretende seguir como carreira. “Eu estou aprendendo muita coisa sobre a minha cidade que eu não sabia. Pretendo prestar o vestibular para turismóloga, e pretendo continuar trabalhando nessa área, é algo que eu gosto e é muito bom trabalhar com aquilo que a gente gosta”. 
Outro estudante do terceiro ano do ensino médio, morador do bairro dos Garcias, zona rural de Santa Rita de Caldas, João Vitor Silva, também diz que está se surpreendendo com o curso. “Através de um convite de um colega, abracei a ideia, depois fui ver a grade curricular do curso que me chamou a atenção: a questão do estudo histórico do município, as empresas, a possibilidade de auxiliar o turista a entender a história do município, é algo muito interessante. Comecei, a principio, por uma curiosidade, mas pretendo me aprofundar. Estou pensando em fazer um curso de história. Estou otimista com essa oportunidade e acho que estão fazendo um trabalho sério. Vai ser um trabalho bem produtivo”. 
Para o professor de Jiu Jitsu Antônio César Granato de Carvalho, que mora desde 2013 em Santa Rita de Caldas, o curso tem sido uma oportunidade para investir em outro tipo de vertente, inclusive, a esportiva. “Já trabalhei como mensageiro e recepcionista de turismo em Poços de Caldas, e quando fiquei sabendo do curso em Santa Rita de Caldas me interessei, porque o turismo em Sta Rita, muitos pensam, que é só religioso, e no entanto, tem muito mais coisa, que só vem agregar à cidade. Pretendo trabalhar como condutor para agregar a minha cidade. O curso tem atendido muito minhas expectativas. Temos aprendido muito sobre pessoas, empresas que fizeram e fazem parte da minha cidade. Essa troca de informações nos permite aprender muito mais sobre Sta Rita, além do religioso, sobre o ecoturismo, turismo de floresta, por exemplo”. 
Que venham os turistas, pois, no que depender dessa turma, ao que tudo indica, Santa Rita de Caldas será muito bem apresentada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui