Ipuiuna “pode” proibir a passagem de veículos bitrens ou similares em estradas municipais

1
Projeto semelhante já foi vetado pelo prefeito em 2017.

Termina nesta quinta-feira, 02/04, o prazo para que o prefeito sancione ou não o projeto já aprovado por unanimidade pela Câmara de vereadores

 

Termina nesta quinta-feira, 02/04, o prazo para que o prefeito, José Dias de Melo, sancione ou não o projeto de lei, de autoria dos vereadores, que prevê a proibição da passagem de bitrens, treminhões e quaisquer outros acoplados, que possuam similaridade com esses veículos, pelas estradas vicinais do município de Ipuiuna.

O Projeto de Lei nº 05 de 2020 foi aprovado por unanimidade, na reunião de 17/03, e é bastante semelhante ao que já fora vetado pelo prefeito em 2017, porém, mais sucinto.

No projeto de 2017, de então autoria da vereadora Ruth Torres, o texto também tinha sido aprovado pela unanimidade dos vereadores votantes, e previa a proibição da passagem de veículos com cargas acima de 24 mil quilos por estradas ipuiunenses.

Naquela ocasião, o prefeito argumentou que tinha vetado o projeto considerando um acordo firmado entre a Prefeitura e representantes de uma empresa que fazia uso das estradas ipuiunenses com cargas dentro deste peso, para que estes colaborassem com a manutenção das estradas. Agora, no projeto mais recente, o texto não fala em peso, mas discrimina somente o tipo de veículo que será impedido de trafegar pelas estradas de Ipuiuna.

Agora, na reedição deste projeto, assinado por todos os vereadores, a decisão continua tendo ligação direta com quase toda a cadeia produtiva do município, basicamente agrícola, e ainda mais com a extração de eucaliptos, uma vez que o tipo de veículo abordado pelo projeto é o mais usado no transporte desse gênero.

Segundo o texto aprovado em março deste ano, aquele que descumpri-lo estará sujeito à multas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro- CTB.

1 COMENTÁRIO

  1. Ipuiúna em vez de evoluir volta sempre atrás é triste isso.Visto que a distribuição de peso é por eixo se proibirem os Rodotrem as empresas vão colocar veículos menores pois a matéria prima não vai deixar de ser retirada do município sendo assim vai aumentar o tráfico de veículo menores e com excesso de peso ainda maior que os Rodotrem e as estradas vai ficar ruim a mesma coisa ou pior como sempre .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui