Justiça eleitoral diploma eleitos para 2025

0

Após as eleições, um primeiro momento para legitimar a escolha dos eleitores nas urnas é a diplomação, cerimônia na qual os juízes eleitorais passam às mãos dos eleitos diplomas que atestam que eles estão aptos a tomarem posse como vereadores, prefeitos ou vice. Algo que acontece, geralmente, em 01 de janeiro do ano seguinte.

Na região, as diplomações ocorreram em locais distintos. O juiz eleitoral Napoleão da Silva Chaves, da 227ª Zona Eleitoral de Pouso Alegre, diplomou no último dia 13 de dezembro os candidatos e candidatas eleitos dos municípios de Congonhal e de Senador José Bento.
Em uma cerimônia simples e concisa, realizada no plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, por ordem alfabética, foram sendo chamados, um a um, vereadores e vereadora de Congonhal e, por último, o vice e o prefeito eleitos, Brizola e Juninho, respectivamente, para serem diplomados.
Num discurso bastante emocionado, Juninho destacou a eleição pela 5ª vez da vereadora Rita do Posto e, através dela, parabenizou a todos os eleitos. Lembrou da figura do pai, Rubens Vilela dos Santos que, também prefeito da cidade de Congonhal, falecera naquela mesma data, há 51 anos. E que era pra ele, uma data muito simbólica ao ser a escolhida para a diplomação. Ele se comprometeu a fazer o melhor por Congonhal, principalmente, nas áreas da saúde e educação, e encerrou se dirigindo a todos os congonhalenses com carinho e gratidão.
A pessoa do pai também foi inspiração para a prefeita eleita de Senador José Bento, a primeira da história do município, Andreia Inácio, que agradeceu a presença no plenário de seu genitor, e as lições de honestidade e integridade que ele sempre inspirava. Também se comprometeu a fazer um Senador José Bento lindo, pois representou a união do povo por este ideal, segundo ela, após fazer uma campanha que classificou de muito difícil, porém, limpa.

https://www.jornaldasgerais.com.br/diplomados-os-eleitos-para-proximo-mandato-do-executivo-e-legislativo-de-congonhal-e-senador-jose-bento/
Em 18 de dezembro, foi a vez da 345ª zona eleitoral, sediada em Santa Rita de Caldas promover a diplomação dos eleitos dos municípios de Caldas, Ipuiuna e de Santa Rita de Caldas, durante evento que aconteceu no Fórum Monsenhor Alderigi Maria Torriani.  Após um atraso devido a interrupção no abastecimento de energia elétrica, os convidados puderam acompanhar a entrega dos diplomas feita pelo Juiz de Direito, e também Eleitoral, Dr. Raphael Ferreira Moreira. Ele iniciou a sessão solene falando sobre a isenção da justiça eleitoral. “A Justiça Eleitoral não tem cor e não tem partido. Ela só chancela a vontade popular”, afirmou.
Logo após, ele foi precedido pelo promotor, Dr. José Eduardo que também reafirmou as dificuldades que a promotoria do Ministério Público Eleitoral vem sofrendo nos últimos tempos, com constantes ataques ao sistema eleitoral e inverdades proferidas contra ele. Mas, que, segundo o promotor, algo que é desmentido com fatos.
Dando início ao protocolo de diplomação, o Juiz entregou os diplomas aos eleitos do município anfitrião, Santa Rita de Caldas.
O Prefeito eleito Edvan Lopes falou em nome dos diplomados. Ele conclamou a união dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário em prol do município. “Esse diploma é uma honra que eu tenho em receber em nome de todos os santarritenses. Então, eu queria aqui, no nome do Dr. Rafael, falar em nome de todas as autoridades presentes. Nosso agradecimento por estar todo mundo aqui, pelo mesmo propósito.  E também queria falar que esse diploma que eu estou recebendo hoje aqui, pra mim é uma honra, graças a Deus, pelo compromisso que eu tenho com o nosso município de Santa Rita de Caldas.  E eu prometo a todos de Santa Rita que eu vou honrar essa vontade que eu tinha de ser prefeito e mostrar que eu estou aqui para isso. E eu acho que eu, o vice-prefeito Alexandre, e todos os vereadores de Santa Rita que foram eleitos, junto comigo,  tem o mesmo propósito: lutar por uma Santa Rita de Caldas melhor.  Eu acho que, junto, nós podemos fazer a diferença no nosso município.  Então, eu quero, junto com vocês, junto com o Executivo, com o Judiciário, o Legislativo fazer o melhor.  Eu acho que, juntos, nós podemos trabalhar para uma Santa Rita de Caldas melhor para nós, para melhorar as condições do nosso povo Santaritenses. Contem comigo. E que, se Deus quiser, a partir do dia 1º, Santa Rita de Caldas conte comigo que eu estou aqui para poder ajudar no que for preciso. E muito obrigado a todos”, agradeceu Edvan.

Em seguida, os ipuiunenses receberam seus diplomas. Elder que foi diplomado pela 4ª vez como prefeito do município, falou sobre a lisura do processo eleitoral recente. “Hoje aqui é o momento da coroação. A diplomação é um atestado da justiça eleitoral que nós estamos aptos para assumir o mandato. Muito se fala no Brasil sobre justiça eleitoral. Eu, pela quarta vez, estou prefeito, e só tenho a dizer que nós temos a melhor justiça eleitoral do mundo. Com dez minutos, nós já tínhamos o resultado. O senhor aqui, doutor Zé Eduardo e ao Dr. Raphael pela lisura que conduzem o processo. Nos quatro anos que eu pude estar prefeito, eu nunca tive uma reclamação sequer. Sempre agem com respeito, com coerência, com dedicação.

Todas as decisões aqui saindo rápido, dando oportunidade para aqueles que não concordam com a Justiça, com lealdade, recorrer à instância superior. É assim que funciona. Mas eu só tenho que dar o meu depoimento.

O senhor (Raphael) presidiu duas eleições em que eu sou prefeito. O doutor Zé Eduardo, promotor nas quatro eleições, promotor sério, correto, que honra o nome do Ministério Público. Pessoa que age realmente com imparcialidade. O André do Cartório, às vezes rigoroso, mas a lei é para ser cumprida. Eu acho que você está certo. Nós precisamos melhorar. Parabenizo a sua atuação. E, mais uma vez, agradeço ao doutor Rafael pela condução, pela seriedade, por estar à frente da nossa Comarca e conduzir com maestria como o senhor conduz. Estamos aqui agora fazendo esse coroamento das eleições sem termos um problema sequer.

Agradecer também à Polícia Militar, à Polícia Civil pela atuação das eleições. Porque sem a Polícia Militar e a Polícia Civil dificilmente se faz eleição. A presença da Polícia Militar faz com que nós tenhamos tranquilidade, que o eleitor tenha tranquilidade para ir à urna e manifestar a sua opinião.

Então encerro minhas palavras agradecendo, mais uma vez, vossa excelência e que o senhor permaneça aqui por muito tempo. Parabéns mais uma vez. E sempre que o senhor estiver em qualquer evento eu tenho que falar.

Graças ao senhor nós temos esse foro aqui tão bonito em Santa Rita de Caldas. Sou testemunha ocular da luta do senhor para que tivesse esse Fórum aqui em Santa Rita. Graças a Deus, que Deus iluminou que o senhor estivesse naquele momento aqui em Santa Rita. Porque passado aquele momento eu acho que dificilmente nós teríamos esse foro no município. Que Deus continue abençoando e guiando vossas excelências para que possam, afinal, entregar um trabalho em que todos estão contentes, em que foi respeitada a democracia”, disse Elder.

Por fim, os caldenses foram diplomados, tendo o prefeito reeleito Ailton Goulart como porta voz dos eleitos. Ailton falou sobre os desafios da figura pública mas se mostrou confiante com a missão que escolheu a frente da administração de Caldas.
“Quando assumimos pela primeira vez, era um momento muito difícil de pandemia, que não pudemos nem nos reunir pessoalmente. Apanhamos muito, sofremos demais, muitas vidas foram ceifadas. Mas, isso também me deixou mais forte. Com isso, me trouxe a responsabilidade de investir muito em saúde. Nosso lema em nosso município é cuidar, inovar e avançar. O cuidado, são tantos outros, mas começamos pela saúde. Ninguém procura atendimento no SUS se não estiver precisando. São noites e noites mal dormidas, na estrada, correndo atrás de recursos. A inovação vem daquilo que nós fizemos na nossa praça de alimentação, dentre tantas outras. Muitas vezes, as pessoas não entendem, não tem a paciência de esperar o que está sendo feito. São ossos do ofício. Ser prefeito não é fácil. Ser prefeito é abdicar de horas de lazer, da família. Eu sou prefeito 100% do meu dia. O empresário ficou lá trás. E dentro do avanço, nós avançamos muito. Pegamos uma cidade da forma como a gente pegou…Tudo bem, que estrutura financeiramente. Não devíamos pra ninguém. Isso já é uma grande coisa. Mas, nós avançamos muito. Nós pegamos um orçamento de 45 milhões e vamos trabalhar com um de R$ 86 milhões. Esse fruto não foi plantado só por mim. Mas por uma equipe muito competente. Às vezes, a gente fica triste com algumas coisas. Porque, infelizmente, só de lançar seu nome para política muita gente passa a te ver diferente. Mas, estou muito feliz em ser diplomado hoje, em meio a tanta gente, já que, na primeira vez, fomos diplomados por email, já que a pandemia nos impediu de nos reunir pessoalmente. Não tem uma foto mostrando nosso rosto porque estávamos de máscara. E isso explica muito. Explica que os prefeitos tem que ser humildes. O ego não pode sobressair jamais à razão. O ego atrapalha qualquer gestão. Eu costumo dizer que os prefeitos precisam ser leais uns com os outros. Faz parte do nosso ofício, e é muito honroso, saber que podemos autorizar uma cirurgia para uma criança que hoje está caminhando, fazendo fisioterapia e que, há seis meses, estava precisando de ajuda para operar um tumor cerebral. E a gente procura, muitas vezes, e não acha um caminho, porque o sistema não funciona. E aí a prefeitura tem que correr. Correr muitas vezes o risco de ser denunciada por um ato de improbidade administrativa. Mas, diante do pedido de uma mãe, desesperada, numa UTI, num sábado pra domingo, paga-se a UTI. Porque eu me coloco, muitas vezes, no lugar de uma mãe, de um pai, que não tem recursos e está vendo um filho morrer. O Promotor de Justiça, bem como o Juiz tem a obrigação deles. Assim como nós temos a obrigação de zelar pela nossa população, e não deixar que ela morra por conta da falta de uma licitação com um hospital, que não tem dentro do seu escopo. Vidas são importantes. Se um dia tiver que ser condenado por isso, serei. Mas, eu terei a consciência tranquila que não deixei ninguém morrer na fila do SUS. Precisamos avançar ainda muito mais, mas o que a gente está fazendo é trabalhar. Nós não podemos ser medidos pela régua do mal. Existem políticos bons, existem políticos que querem fazer a diferença e eu me coloco entre um deles”, afirmou Ailton.

Cada prefeito foi destacando elementos que o identificam e que antecipam suas metas como chefes do executivo de suas cidades. Alguns reafirmam seus feitos nos últimos anos, quando reeleitos. Outros, com ânimo novo para a conquista recente. O fato é que todos, muito emocionados, fazem questão de registrar este momento a partir do qual ficam registrados na história de seus municípios.
Ao final da sessão solene, com os familiares, as fotos registravam o momento marcante para todos os presentes e que foi encerrado com um breve coquetel para os convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui