Sabe aquela maneira de colocar coalho no leite cru vindo do curral, esperar coalhar, quebrar a massa, apertar num pano, retirando o soro, ir dando o formato da massa de leite branca numa forma, geralmente, de pvc, e depois, com sal em cima, dar o gostinho da iguaria que é famosa no mundo todo? Esse modo de fazer o queijo artesanal de Minas, seja maturado na tábua, ou não, agora é reconhecido no mundo todo como um patrimônio. E é a primeira vez que um alimento brasileiro recebe esse título.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decidiu, nesta quarta-feira (4), incluir os modos de fazer o Queijo Minas Artesanal na lista representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Esta é a primeira vez que os modos de fazer um alimento brasileiro recebem o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A produção do Queijo Minas Artesanal abrange 106 municípios do estado de Minas Gerais, segundo o governo mineiro. O alimento é feito há três séculos, desde o período colonial, a partir do leite cru.
Desde 2008, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal já são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.
O pedido de reconhecimento foi feito pelo Iphan à Unesco em março de 2023. A demanda foi aprovada durante a 19ª Sessão do Comitê Para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco, realizada em Assunção, capital do Paraguai.
Em nota, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o reconhecimento é “uma maneira muito especial de preservar a nossa memória, a sabedoria do nosso povo.”
E olha que, falando em memória, esse “queijimmm” está na memória de quase todo mundo, afinal, quem não tem a sua, seja com um doce de leite, com uma goiabada, no meio de um pão, na pamonha, enfim, o queijo está presente na vida da gente!
E você, como gosta de comer o seu queijo preferido? Puro ou com um docinho? Tem gente que come até com açúcar! Conta pra gente a sua forma preferida! 🧀