Nº de vacinas contra Covid recebidas hoje, para novas faixas etárias, gera frustração entre equipes nos municípios

0
Mais de um milhão de vacinas foram enviadas às microrregionais de saúde, desde a quinta-feira, dia 01/04

Grande parte do lote recebido hoje pelos municípios é reservado para reforço da segunda dose e, com isso, não será possível abertura de campanhas para novas faixas etárias, como era aguardado

 

Havia uma grande expectativa, pelas equipes municipais de saúde, para a abertura de mais faixas etárias para serem vacinadas, com a vinda de um lote de vacinas para o estado mineiro na quinta-feira, 01/04. Esse que foi o maior lote até agora, com mais de um milhão de doses, e está sendo redistribuído hoje para as microrregionais de Minas Gerais.

Mas, ao contrário do informado nos últimos dias, será muito difícil a disponibilização da primeira dose para novas faixas etárias, até então, não abrangidas. O que foi enviado pelo Estado está sendo direcionado para a 2ª dose de pacientes que já foram imunizados com a primeira dose, em semanas anteriores.

Em Pouso Alegre, por exemplo, uma das maiores cidades da região, a Superintendência Regional de Saúde anunciou, em reunião on-line, que o município teria a sua disposição, a partir dessa terça-feira, mais 7.030 novas doses de vacinas contra a covid-19. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação de que Pouso Alegre receberá apenas 170 doses para aplicação de 1ª dose, enquanto as demais serão para reforço de 2ª dose.

Logo, a assessoria do município informou que, com esse número reduzido de vacinas, “será feita uma programação para uma nova etapa de aplicação da 2ª dose. Além disso, é aguardado o recebimento de uma nova remessa de primeiras doses para dar início à vacinação de uma nova faixa etária”.

Em Poços de Caldas, não foi diferente. Foram recebidas pelo município 140 novas doses de vacina para Covid-19 para ampliação da primeira dose. E outras 8.690 doses para completar a imunização de pacientes que já haviam recebido a primeira dose.

Caldas também recebeu apenas 10 unidades para primeira dose, algo que é inviável para abertura de campanha para novas faixas etárias. As 900 que foram recebidas hoje, (860 Coronavac e 40 Astrazenik) segundo a secretaria municipal de Saúde, “reforçarão a imunização dos pacientes que tinham previsto a segunda dose pelos próximos dias”.

A mesma quantidade de novas doses foi recebida por Congonhal. Apenas 10. E outras 554 unidades para completar a vacinação daqueles que já haviam recebido a primeira dose. O município, porém, decidiu iniciar nesta quarta-feira, dia 07/04, a imunização de pessoas com 66 anos, com base num excedente que o município possui, conforme informado pela secretária de saúde. “São doses que sobraram de outras idades. Estamos esperando 90 idosos nesta faixa etária! Apenas para não ficar acumulando doses”, disse Ana Luiza, a secretária de Saúde de Congonhal, a nossa equipe.

Em Ibitiúra de Minas, somente 10 doses foram disponibilizadas para novos imunizados, e 181 reforços de 2ª dose.

Com apenas 10 doses para primeira aplicação, Ipuiuna também manterá a vacinação das pessoas que já haviam recebido a primeira dose, num total de 500 beneficiados.

Em Santa Rita de Caldas, 600 doses de Coronavac foram enviadas para reforço, e apenas 20 de Astrazeneca para segunda dose, além de uma dose para policiais e nove para primeira dose, que devem ser aplicadas em pessoas de 65 anos. E Senador José Bento obteve 10 doses para novos tratamentos, e 97 doses para segunda aplicação, segundo dados de planilha que mostra a distribuição nos municípios da região.

Infelizmente, os números de hoje reforçam também a previsão de que muito tempo será necessário, a considerar pelo ritmo desenvolvido até agora, para que a maior parte dos brasileiros seja imunizada contra o Covid-19. Já que, na maior parte dos municípios, nenhum brasileiro com menos de 66 anos foi vacinada, nem mesmo, com a primeira dose. E são nos grupos a partir dos 55 anos que se concentram a maior parte da população.

Figura mostra, segundo IBGE, a maior parte da população brasileira concentrada a partir dos 55 anos pra baixo. Mesmo com o crescimento da população da melhor idade, nas últimas décadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui