Pista de skate em Congonhal
Depois de muitos anos de espera, a pista de skate de Congonhal é uma realidade para a meninada que não via a hora de colocar esse sonho pra rodar.
E pra deixa-la ainda mais com a o jeito da rapaziada, os grafiteiros de responsa já deixaram sua marca na área. Até mesmo quem já não acreditava ver essa obra pronta, comemora a realização de algo tão simples mas que representa muito para os praticantes do esporte. Representando o grafiti sul mineiro, Jeferson- “Tadeu”, Wilian “Rowe”, pessoa da Area35 Crow
Esporte- Os preparativos para o rodeio de Congonhal estão a todo vapor
Em tempos de fakenews, o pessoal da organização vem sofrendo com a disseminação de boatos de que a festa não aconteceria, algo que é desmentido pelo prefeito de Congonhal.
Previsão do tempo
Neste sábado, a circulação dos ventos carregados de umidade que sopra do mar em direção ao continente provoca aumento das nuvens e declínio de temperatura em todas as regiões mineiras. Aumento da umidade relativa do ar em todo o estado. A temperatura máxima não deve passar dos 32oC na região do Triângulo Mineiro. Na capital mineira e Grande Belo Horizonte o fim de semana será de céu com muitas nuvens e declínio de temperatura, além da intensificação da magnitude dos ventos. Domingo:
Céu parcialmente nublado com nevoeiros ao amanhecer no Sul/Sudoeste, Campo das vertentes, Zona da Mata e Metropolitana. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. Temperatura: Estável. Máxima: 32oC / Estável. Mínima: 7°C.
Saúde
Boletim de Sta Rita- hoje preocupa pois foram 10 novos casos
Caldas divulgou a vacinação pra adolescentes, a 3ª dose.
Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo são prorrogadas até o dia 24/6
Coberturas seguem abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde; pessoas dos grupos elegíveis que ainda não se vacinaram devem procurar a unidade de saúde
Devido às baixas coberturas vacinais para as duas doenças no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorroga as campanhas nacionais de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24/6. O comunicado sobre a prorrogação foi emitido pelo Ministério da Saúde (MS), nessa quinta-feira (2/6), e tem o objetivo de garantir a imunização do público elegível para as duas campanhas, mantendo coberturas vacinais ideais e garantindo a proteção contra as doenças, que são imunopreveníveis. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado.
Até essa quinta-feira (2/6), as coberturas vacinais contra a influenza e sarampo em Minas Gerais estavam em 54,6% e 47%, respectivamente. Para a gripe, a meta é de 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários, estimados em 8.299.488 pessoas. Em relação ao sarampo, a campanha de 2022 foi direcionada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos – mais de 1,7 milhão de indivíduos – e a meta de cobertura vacinal é de 95%.
“As campanhas de vacinação contra a gripe e contra o sarampo foram prorrogadas até o dia 24/6. Isso só aconteceu porque não batemos a nossa meta. Estamos longe, aliás”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. “O sarampo é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso estado e no nosso país e voltamos a ter essa doença em nosso território porque deixamos de lado a vacinação. E também a gripe, pois estamos em um momento sazonal de doenças respiratórias, com muitas pessoas gripando e internando e poderíamos ter este público protegido”, afirmou o secretário, que fez ainda um alerta para a população. “A principal arma contra essas doenças está disponível no posto de saúde. Então, quem ainda não se vacinou e é do grupo do público alvo, vá até o posto e garanta a sua proteção, para que não corra nenhum risco neste período”, completou.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação da cobertura vacinal contra a influenza e o sarampo tem como objetivo ainda evitar complicações, hospitalizações e óbitos causados pelas duas doenças. “A vacinação é importante, é a forma mais segura e eficaz de interromper a circulação de vírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde. A gripe e o sarampo são doenças sérias e a melhor forma de prevenção é a vacinação”, reforça.
Ações
Cobertura vacinal contra a influenza por grupo prioritário em Minas Gerais
- Grupo das crianças de seis meses a menores de cinco anos: 41,5%
- Grupo das gestantes: 29,3%
- Grupo das puérperas: 31,3%
- Grupo dos povos indígenas: 42,9%
- Grupo dos professores: 40,0%
- Grupo dos trabalhadores da saúde: 60,9%
- Grupo dos idosos: 60,8%
- Grupo dos caminhoneiros:11,6%
- Grupo de comorbidades:24,4%
- Grupo das forças armadas (membros ativos): 21,3%
- Grupo das forças de segurança e salvamento: 20,3%
- Grupo dos funcionários do sistema de privação de liberdade: 22,4%
- Grupo das pessoas com deficiência permanente: 2,3%
- Grupo dos trabalhadores do transporte: 13,3%
- Grupo dos trabalhadores portuários: 186,2%
Os grupos elegíveis para vacinação contra o sarampo em 2022 são os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Segundo dados do Painel do Ministério da Saúde, atualizado em 2/6, a cobertura para o primeiro grupo é de 45,84% de um público estimado de 606.091 pessoas e, para o segundo grupo, é de 47% de um universo de 1.165.916 crianças.
Direto do legislativo estadual
Na manhã desta terça-feira (31), foi aprovada a Lei 24.113/2022, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro, que declara a Associação Civil Projeto Vida Movimento para Recuperação Humana, de Itamonte.
As instituições com o título de Utilidade Pública podem receber destinação de verbas governamentais e têm um importante papel social na região ao promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas com dependência química, mantendo e incentivando a instalação de estabelecimentos destinados ao tratamento, à recuperação, à habilitação e à reabilitação. Além disso, estimula o trabalho, o atendimento, a educação e medidas comunitárias em prol dessa população, inclusive estimulando a participação da comunidade e instituições públicas e privadas nas ações e programas da entidade.
“O trabalho desenvolvido pela Associação Projeto Vida Movimento para Recuperação Humana cumpre um importante papel na promoção dos Direitos Humanos e da dignidade das pessoas que sofrem com a dependência química, seja em razão do álcool ou de outras drogas e que são um desafio não apenas para o dependente, mas também para suas famílias”, explica o deputado.