Noticias da sexta-feira, 27/05/22

0

 

VACINA CONTRA A COVID

IDADE PÚBLICO QUE RECEBEU VACINA
18 ANOS REFORÇO- 57,33%
60 ANOS OU MAIS 4ª DOSE- 21,79%
  1ª DOSE 2ª DOSE
CRIANÇAS COM 5 A 11 ANOS
(População estimada de 1.870.098)
70% 35%
*Cerca de 540 mil crianças não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

 

Vacina contra sarampo

IDADE PÚBLICO
Crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos de idade 34,5%
Trabalhadores da saúde em Minas 37%

 

Vacina contra gripe

IDADE PÚBLICO
Pessoas com 60 anos ou mais de idade 46,5%
Entre os trabalhadores da saúde 47,2%
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. 23%

 

 

Apesar do número crescente de casos de Covid-19 nos últimos dias, MG não prevê uma quarta onda.
Secretário de Saúde afirmou que a pandemia está controlado no estado

Mesmo com o aumento do número de casos de covid-19 em algumas regiões do estado, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, informou que Minas Gerais não deverá passar pela quarta onda da doença, mas alertou, mais uma vez, sobre a importância da vacinação contra a doença. Durante coletiva realizada hoje, 26/5, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Baccheretti reforçou que a imunização é a estratégia mais eficaz para manter o controle da pandemia. O coordenador estadual ainda disse que, embora os números de casos novos de covid-19 tenham apresentado um leve aumento, não houve crescimento das taxas de internações e óbitos.
Em Minas Gerais, a cobertura de primeira dose de reforço para as pessoas acima de 18 anos está em 57,33% e para a segunda dose de reforço em pessoas acima de 60 anos está em 21,79%.
Entre as crianças de 5 a 11 anos em Minas, segundo dados do sistema oficial do Ministério da Saúde, o OpenDataSUS, a cobertura vacinal está em 70% para primeira dose e 35% para segunda dose, em uma população estimada de 1.870.098 crianças.
“Cerca de 540 mil crianças não tomaram a segunda dose. Por isso é importante frisar, mais uma vez, que são necessárias duas doses de vacina para garantir a proteção contra a doença. Os pais que ainda não levaram suas crianças aos postos de saúde, devem fazer isso o quanto antes”, pediu o médico.

Vacinação contra gripe e sarampo entra na última semana
Ainda dentro do cenário das doenças respiratórias que aumentam muito com a chegada do frio, a campanha de imunização contra a gripe e o sarampo entram na reta final, e não atingiu ainda a meta de vacinar 90% do público alvo.
A campanha de imunização contra gripe e sarampo começou em abril e termina no dia 3/6. A ação mobiliza todos os municípios mineiros.
O público alvo da campanha contra a gripe são crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, salvamento e forças armadas, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. Desses, os que apresentam menor taxa de imunizados são os povos indígenas (16,3%), as gestantes (21,3%), puérperas (21,8%), professores (24,7%) e crianças (32,4%).
De acordo com o painel do Ministério da Saúde, até 26/5 a cobertura vacinal contra o sarampo é de apenas 34,5% das crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos de idade e 37% dos trabalhadores da saúde em Minas. O público estimado para receber as doses do imunizante é de 1.165.916 e 606.091 pessoas, respectivamente.
Já em relação à vacinação contra a gripe, os dados do painel apontam, até a mesma data, a cobertura de 46,5% no grupo de pessoas com 60 anos ou mais de idade, 47,2% entre os trabalhadores da saúde e somente 23% entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O público total estimado para receber as doses contra a gripe durante toda a campanha é de 8.299.488 pessoas.

 

 

VAMOS ACOMPANHAR OS BOLETINS DAS CIDADES DA REGIAO
– IPUIUNA- critérios para os exames de detecção de covid
– IBITIURA
– SANTA RITA
– CALDAS
– CONGONHAL

Previsão do tempo para o fim de semana
Neste sábado, o ar carregado de umidade que chega do mar deixa o céu com muitas nuvens em toda a faixa Leste do estado de Minas Gerais, inclusive há chances de chuvisco ocasional, principalmente, na divisa dos estados de MG, ES e Sul da BA. Nos próximos dias, as temperaturas devem sofrer uma ligeira elevação sobre todas as regiões mineiras e na Grande Belo Horizonte a temperatura máxima tende a ficar próximo dos 30ºC já no início da próxima semana.
Previsão para o dia: 29/05 – domingo: Céu nublado a parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. Temperatura: Estável. Máxima: 33ºC / Estável. Mínima: 7°C.

Esporte
Vôlei de Ibitiúra de Minas está na disputa finais dos jogos JEMG
As meninas do vôlei de Ibitiúra entraram em quadra nesta sexta, em Campestre, contra o time de Poços, pela decisão da medalha de ouro da fase microrregional dos jogos JEMG. Em dois sets, a consagração da vitória das meninas de Ibitiura com placares de 25x 16 e 25 a 07. A equipe leva o nome da escola Estadual Carimélia da Silveira, onde estudam.
A conquista de hoje também garantiu uma vaga para a próxima etapa dos jogos, a fase regional que se realizará no período de 26/06 a 03/07, na cidade de Extrema.

Agenda do fim de semana:
Festa de Sta Rita foi prorrogada até 29/05.

E falando em eventos: está chegando a Festa do Peão de Congonhal
Organizadores do evento anunciaram que neste ano haverá prova de tambores>
e aproveitando a proximidade do evento, outro que acontece pra abrir as porteiras do rodeio é o baile de escolha da rainha, que neste ano contará com a disputa entre 15 candidatas.
Baile que vai ter a presença do Dj Kevin animando a galera.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui