A Câmara de Congonhal aprovou na reunião ordinária realizada nesta quarta-feira, 02/03, o projeto de lei complementar nº 04/22 que prevê a redução da carga horária de 8 para 6 horas diárias de monitores de creche e auxiliares de serviços escolares do município.
Por unanimidade, e diante de um plenário lotado por representantes das categorias, os vereadores entenderam que o projeto enviado pelo executivo era legal e constitucional, além de atender à nova realidade educacional imposta, principalmente, com a pandemia, e com a demanda de alunos crescendo constantemente no município.
A monitora Regina Aparecida Xavier Cardoso, que há 9 anos atua na área, comemora a aprovação. “Essa redução de carga horária reflete até mentalmente. Não só fisicamente. Porque, pra você cuidar de uma criança, você precisa estar bem. Ficar 8 horas com uma criança em sala de aula é complicado! Agora, com 6 horas, a gente pode se dar mais, a gente fica uma pessoa melhor. Porque passamos a ter tempo de ir a um médico, cuidar de outras coisas no contra turno, e dar totalmente nosso apoio e amor pra aquele momento que você está sem sala de aula”, disse a profissional.
A vereadora Rita de Cássia Coutinho destacou que o projeto era um pedido antigo da categoria, mas destacou a possibilidade do projeto de lei entrar em votação agora, considerando a existência de recursos para manter a execução do mesmo, segundo indicado pelo executivo.
O vereador César Naza lembrou a estabilidade trazida à categoria, com a aprovação do projeto, uma vez que os futuros gestores terão sempre que consultar a Câmara, caso queiram alterar essa carga horária.
O projeto segue agora para a sanção do executivo que foi o seu autor.
A fala da vereadora Hellen que foi esclarecedora não entrou na matéria…
Mas isso já era esperado né…