O grupo do atual partido político do prefeito de Caldas, Ailton Goulart (MDB), conseguiu um feito histórico para estas eleições de 2024: reunir 8 partidos políticos do município numa única coligação. Os partidos MDB, União Brasil, PSD, PSB, Republicanos, PL, PMN e o Novo estarão juntos na disputa para os cargos de prefeito e vice no próximo pleito de 06 de outubro. A coligação foi apresentada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, 30/07, durante a convenção dos partidos. Além do atual prefeito como cabeça de chapa, o vice, Azael Monteiro (União Brasil), também se mantém em busca da reeleição, juntos.
Durante o evento que lotou a Câmara de Caldas, foram apresentados também os 64 candidatos a vereador e vereadora dos respectivos partidos. De acordo com a legislação eleitoral vigente, é possível haver coligação (união de vários partidos) somente para eleições majoritárias, ou seja, para chefes do executivo. Já para escolha de vereadores, ou deputados, cada partido apresenta seus próprios candidatos.
Muitas surpresas também foram registradas durante a convenção. A ausência de nomes que hoje atuam no legislativo municipal em busca de uma reeleição, como é o caso do de Elder Garcia, por exemplo, ou a migração para este grupo de elementos que vinham sendo cotados, nos bastidores, como possíveis opositores ao atual prefeito, também foram novidades de última hora.
Num fato inédito na recente história política da centenária Caldas, ver lideranças políticas do município, como o Dr. Milton Campos de Carvalho, que está presidente do Novo; ou ainda, o vereador Elder Garcia, e a ex-vereadora Ana Lúcia, que foi candidata de oposição na eleição anterior, juntos na mesma bancada, durante a convenção, foi, no mínimo, inusitado. E representa uma grande conversão das forças políticas do município para um grupo que despertou depoimentos emocionados durante a convenção. Líderes de partidos disseram em suas palavras francas que não podiam deixar de apoiar a atual chapa uma vez que consideram incontestáveis os avanços obtidos por ela, na gestão do município nos últimos três anos e meio.
Um outro grupo que manifestou apoio à chapa de Ailton e Azael foram os indígenas da tribo Xucuri Kariri, primeiros a se instalarem no município.