Em Poços, 100% dos leitos destinados ao tratamento de covid-19 estão ocupados. Em Pouso Alegre, esse número sobe para 128%
O último final de semana registrou crescimento na ocupação de leitos, até mesmo, daqueles criados, especificamente, para atender os casos de Covid na região.
Caldas
Em Caldas, no início da noite de domingo, 04/04, a Secretaria de Saúde do município informou nas redes sociais que “os leitos de atendimento de emergência adquiridos em Caldas já estavam lotados, assim como os dos hospitais da região”, informou a publicação. Confirmando a informação, o presidente da Câmara de Caldas, e enfermeiro, Rafael Ferraz, fez um relato mais detalhado em seu perfil na internet, e que serve para retratar a situação dos profissionais de saúde diante dessa situação alarmante. “A população tem que fazer sua parte. Acabamos de entubar dois pacientes na nossa Santa Casa. Estamos esgotados fisicamente e mentalmente. Não temos mais ventiladores que suportam ventilar muito tempo. Nossa usina de oxigênio está ligada há 3 dias, sem parar um segundo. Esperamos de nossa população o mínimo de respeito conosco e com a vida, pois não adianta fazermos nossa parte, se muitos estão achando que a situação é uma brincadeira”, desabafou o profissional.
Santa Rita de Caldas
A mesma situação ocorreu também em Santa Rita de Caldas. Dois leitos do pronto atendimento destinados ao socorro provisório de pacientes com Covid, enquanto aguardam transferências, estão ocupados.
Ainda como forma de manter a população à par da real situação do atendimento municipal, na sexta-feira, 02/04, o prefeito Emílio Torriani publicou um vídeo onde fez alertas. Adiantou que, a contar dessa segunda-feira, 05/04, as restrições seriam ainda mais severas. “Nós não temos mais alternativas. A partir dessa segunda, somente os estabelecimentos ligados à alimentação serão mantidos abertos. Todos os demais serão fechados até dia 11/04. Todos os nossos leitos de atendimentos emergenciais estão lotados. Já há recusa de pacientes fora de Santa Rita e até nós mesmos estamos tendo que recusar pacientes. Nós não temos outra saída. A situação é grave e temos que contar com vocês. Temos que tomar essas medidas como a única forma de conter as contaminações”.
Na mesma linha, o presidente da Câmara, Edymilson Fernandes de Paula, endossou as palavras do chefe do executivo. “Estamos aqui com várias pessoas precisando de transferência e não há pra onde levar”, afirmou o vereador no mesmo comunicado.
Ainda de acordo com a gestão municipal, até mesmo o paço municipal está fechado, sem atendimento ao público nesta semana.
Referências em atendimento- Poços e Pouso Alegre
Em Poços de Caldas, principal referência em saúde para vários municípios da região, como Caldas, Santa Rita de Caldas, Andradas, entre outros, a ocupação de leitos também é alarmante. Segundo boletim desse domingo, 04/04, das 73 vagas disponíveis na cidade, para o tratamento da covid, todas estão ocupadas.
Em Pouso Alegre, outra referência para municípios como Ipuiuna, Senador José Bento, Congonhal, dentre outros, o índice de ocupação de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid subiu para 128%. Ou seja, além dos leitos separados para atendimentos de Covid, os casos da infecção estão consumindo leitos reservados para atendimentos de emergências, como um infarto, ou outros casos de extrema gravidade que venham a necessitar de entubação.
Ainda de acordo com os dados da SES-MG, não há mais leitos para pacientes de Covid-19 em Alfenas/Machado, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Três Pontas e Varginha. Todas estas cidades, segundo o Estado, possuem 100% de ocupação nos leitos para tratamento de pessoas com coronavírus.
Leitos de enfermaria
Com relação aos leitos de enfermarias, conforme os dados do Estado, atualmente, 45,47% estão ocupados na região, sendo que 17,59% deles são por pacientes de Covid-19.