A Polícia Militar de Congonhal tirou de circulação 5 pessoas ligadas ao tráfico, só no início dessa semana.
As três primeiras prisões ocorreram ainda no domingo, 07/07/19, durante o desfile de carros de boi que acontecia na cidade.
Segundo o Sargento Tony Mendes, “recebemos denúncias anônimas dando conta de que três indivíduos estariam na prática de traficância de entorpecentes nas proximidades da Loja Gaste Pouco. De imediato coletamos o máximo de características dos indivíduos. Como no local havia uma grande aglomeração de pessoas, foi necessário realizar incursão a pé com o objetivo de aplicar o efeito surpresa, o que foi fundamental para lograr êxito na apreensão de entorpecentes e dinheiro. Foram localizados 22 buchas de cocaína, 1 frasco de 60 ml contendo substância Ilícita inalante (lança perfume) e R$ 184,05 (cento e oitenta e quatro reais e cinco centavos). Foram apreendidos C.E.S, M.P.R e C.N.C.M.B”, informou o Sargento.
Já nesta segunda-feira, 08/07/19, segundo o Soldado Martins, “durante operação policial militar no município de Congonhal, a guarnição de serviço visualizou 02 (dois) indivíduos em atitudes de suspeição, os quais se deslocavam em uma motocicleta de cor amarela, modelo Honda/CB 300r e emplacamento no município de Lambari/MG. Foi realizado acompanhamento visual e constatado que os suspeitos adentraram ao posto de combustível denominado "posto do marquinho" estacionaram a motocicleta e deslocaram a pé até rua do Rosário. Neste local, foi procedida abordagem aos autores M.S.A. e C.G.F.; durante busca pessoal foi localizado com o autor M.S.A. 02 porções de volume considerável, envoltas por embalagens plásticas e em seu interior continham substância amarelada semelhante à crack. Segundo os autores, com o peso de aproximadamente 400 gramas.
Os autores afirmaram serem residentes na cidade de Lambari/MG e teriam ido até a cidade de ipuiúna para apanhar a droga e retornariam com a mesma para o município de Lambari; informaram também, que em Congonhal iriam apanhar mais certa quantidade de droga, segundo os mesmos seria “maconha”, e apanhariam com um indivíduo residente em Congonhal e levariam a droga para o mesmo indivíduo de Lambari que a havia encomendado.
Foi realizado contato com a mãe do suposto indivíduo que forneceria a droga em Congonhal, a qual permitiu entrada dos militares e relatou que seu filho não estava no local e havia saído horas antes.
O autor C.G.F. afirmou que apenas receberia dinheiro para transportar o autor M.S.A. e as drogas; e iriam receber R$ 500 reais pelo transporte, os quais seriam divididos entre os dois, versão esta confirmada pelo autor M.S.A.
Diante do exposto foi dada voz de prisão aos autores, os quais foram garantidos seus direitos constitucionais, sendo encaminhados até o pronto-atendimento local, para realização de exame de corpo de delito, e posteriormente conduzidos, juntamente com o material apreendido, até a Delegacia de Polícia Civil no município de Pouso Alegre/MG.